São Paulo, sexta-feira, 05 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Triunfo do britânico impede que adversário seja o 1º brasileiro nas semifinais na chave masculina do torneio inglês

Henman vence e breca Sá em Wimbledon

DA REPORTAGEM LOCAL

O britânico Tim Henman encerrou ontem a histórica campanha do brasileiro André Sá em Wimbledon ao vencê-lo nas quartas-de-final do torneio por 3 sets a 1 (6/3, 5/7, 6/4 e 6/3).
Sá foi o quarto brasileiro a alcançar essa fase na chave masculina do Grand Slam inglês. Antes dele, somente Armando Vieira, Thomas Koch e Gustavo Kuerten haviam obtido o feito no torneio disputado desde 1877.
Entre as mulheres, Maria Esther Bueno conquistou três títulos.
Em sua quinta participação em Wimbledon, onde nunca havia passado da segunda rodada, Sá enfrentou nas quartas-de-final pela primeira vez um especialista no piso da disputa, a grama.
Quinto no ranking de entradas, Henman, 27, já venceu 58 partidas na superfície e chega a sua quarta semifinal em Wimbledon.
Somados, os outros quatro adversários de Sá acumulavam apenas 12 triunfos no piso mais rápido do tênis. Dois estavam disputando o torneio pela primeira vez, e os outros dois nunca haviam passado da segunda rodada.
Sá, 25, também não apresentava bom desempenho na superfície.
Mesmo com o resultado mais expressivo de sua carreira, o brasileiro continua com baixo aproveitamento na grama: sete vitórias em 20 partidas.
""Estava me sentindo muito confortável durante o jogo", afirmou Sá, que fez sua primeira partida na quadra central. ""Quando o adversário joga melhor, você precisa dizer "bom trabalho" e partir para a próxima", afirmou o brasileiro.
A partida entre Sá e Henman começou anteontem, mas sofreu grande atraso por causa da chuva e foi interrompida, após vitória do britânico no primeiro set por 6/3, por falta de luz natural.
O jogo recomeçou ontem novamente com vantagem para o tenista da casa. O britânico teve dois set points quando vencia o segundo set por 5 a 4, mas Sá reagiu.
O brasileiro manteve seu saque, quebrou o de Henman na sequência e sacou para fazer 7/5 e empatar a partida em 1 a 1.
Embalado, Sá conseguiu nova quebra no primeiro game do terceiro set, mas acabou cedendo seu saque em seguida. Henman conseguiu nova quebra no décimo game para fechar o set em 6/4.
No quarto set, o britânico quebrou o saque do adversário no segundo game e só precisou manter seu serviço para fazer 6/3.
O brasileiro embarcaria na noite de ontem para o Brasil e volta a treinar na segunda. Seus próximos torneios devem ser em Amsterdã (Holanda) e Kitzbuhel (Áustria), ambos no saibro.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Boxe - Eduardo Ohata: Vai trabalhar, vagabundo!
Próximo Texto: Brasileiro atinge 1ª colocação do país na Corrida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.