São Paulo, Segunda-feira, 05 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nem título salva liderança

da Reportagem Local

Pete Sampras começou Wimbledon como número um do mundo, ganhou o torneio, mas perderá a liderança do ranking justamente para Andre Agassi.
Tal situação se deve ao sistema de classificação adotado pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Para elaborar o ranking, a ATP considera os 14 melhores resultados do tenista no período equivalente a um ano, contado, regressivamente, a partir da data de divulgação da lista.
Com isso, por exemplo, um tenista, ao vencer um torneio, precisa defender o título no ano seguinte para não deixar de ter os pontos conquistados entre seus 14 melhores resultados.
Sampras conseguiu repetir o título que conquistara em 98. Mas a obrigação de vencer impediu que a conquista representasse um ganho significativo de pontos no ranking da ATP.
Isso favoreceu Agassi e o australiano Patrick Rafter. O primeiro, vice-campeão, havia caído na segunda rodada em 98. Rafter, semifinalista, caíra nas oitavas-de-final do ano passado.
Os dois, assim, chegaram neste ano a Wimbledon com chance de aumentar significativamente seu número de pontos na ATP -e acabaram ultrapassado o campeão do torneio no ranking.
Na lista que será divulgada hoje, Sampras aparecerá na terceira posição.


Texto Anterior: Campeão, Sampras iguala marca histórica
Próximo Texto: Brasileiros iniciam "treino" para Davis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.