São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Desenho mudou organização em Amsterdã-1928

DA REDAÇÃO

Se Adolf Hitler iniciou o uso político dos Jogos em Berlim-1936, coube a um arquiteto holandês, Jan Wils, quase por acaso, estabelecer que uma Olimpíada não era um simples evento temporário, mas um empreendimento que precisava de prédios e planejamento.
Oito anos antes do monumental Estádio Olímpico de Berlim propagar a estética nazista, Amsterdã celebrou uma edição histórica dos Jogos a partir de um estádio feito de tijolos e que continha, além do campo de atletismo, um gigantesco velódromo, que separava o gramado das arquibancadas -ciclismo era popular no país.
Wils (1891-1972) diria mais tarde que seu projeto só venceu o concurso promovido pelos organizadores porque tivera o delírio de desenhar uma torre, ao lado do estádio, que levava uma chama em sua ponta.
Não era seu objetivo, mas alguém lembrou a simbologia do fogo nos Jogos da Era Antiga e a novidade emplacou -acabara de criar a pira.
Wils, no entanto, foi além. Achou por bem reunir os atletas em um mesmo prédio, para que levassem a sério o espírito de confraternização. Idealizou o que mais tarde seria chamado de Vila Olímpica.(JHM)

Texto Anterior: Bolhas protegem e aquecem piscinas
Próximo Texto: Futebol: Começou a Copa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.