São Paulo, terça-feira, 05 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro, 37º no ranking, encerra 2002 como começou e joga contra os argentinos Nalbandian, 12º, e Gaudio, 21º

Guga é "coadjuvante" em confronto em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten encerra a temporada de 2002 da mesma maneira como começou. De hoje até quinta, ele participa da disputa de um desafio Brasil x Argentina.
Os adversários (David Nalbandian, Gastón Gaudio e Luis Lobo) e o tipo de quadra são os mesmos (coberta e rápida) do primeiro confronto, ocorrido em janeiro.
As diferenças são o parceiro de duplas (sai Daniel Melo e entra André Sá), o local das partidas (Ibirapuera, em São Paulo, no lugar do Maracanãzinho, no Rio) e, principalmente, o status dos tenistas no ranking de entradas.
No início de janeiro, levando em conta a listagem final do ano passado, Guga estava muito à frente dos adversários argentinos.
Ele era o segundo, enquanto os rivais escalados para simples, Nalbandian e Gaudio, eram respectivamente 47º e 48º colocados.
Fernando Meligeni, o segundo do país para partidas de simples, ocupava a 71ª colocação.
Dez meses e uma cirurgia no quadril depois, Guga caiu 36 posições. No mesmo período, Meligeni perdeu quatro postos.
Os jogadores argentinos, por outro lado, tiveram a melhor temporada de suas carreiras.
Nalbandian, 20, conquistou seus dois primeiros títulos (Estoril e Basiléia), foi finalista em Wimbledon e é o 12º no ranking.
Gaudio, 24 anos e 21º do mundo, também venceu seus dois primeiros torneios (Barcelona e Mal-lorca) nesta temporada.
Guga tinha, em janeiro, mais do que o dobro da contagem de seus dois rivais somados. Ele aparecia com 3.855 pontos, e os argentinos, com 1.555 (Nalbandian tinha 795, e Gaudio, 750).
Agora, os brasileiros somados têm menos do que o número dois do rival. Gaudio acumula 1.490 pontos contra 1.482 (935 de Guga mais 547 de Meligeni).
Outro fator que foi alterado foi o confronto de Guga com argentinos. Na temporada anterior ao desafio no Rio, Kuerten havia enfrentado tenistas argentinos nove vezes, sem derrotas. Em 2002, houve quatro jogos contra os vizinhos, e Guga só venceu dois.
Em janeiro, Kuerten venceu todas as suas partidas, e o Brasil saiu vitorioso no confronto por 4 a 1.
Hoje, ele estréia contra Nalbandian após a partida entre Meligeni e Gaudio, que começa às 19h.
"O Nalbandian está em excelente fase, e eu estou supermotivado com a semana que tive nas duplas", disse Guga, sobre o vice-campeonato do Masters Series de Paris, ao lado de Cedric Pioline.


NA TV - Desafio Brasil x Argentina, ao vivo, às 19h, no Canal 21 e na Sportv



Texto Anterior: Futebol - José Roberto Torero: Entre o ábaco e o rosário
Próximo Texto: Brasileiro chega em cima da hora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.