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AUTOMOBILISMO
Livro do atual vice-campeão mundial critica a postura de Ferrari de só privilegiar Schumacher
Eddie Irvine, escritor, provoca a F-1
FÁBIO SEIXAS
da Reportagem Local
Eddie Irvine resolveu provocar.
No livro "Life in the Fast Lane"
(em inglês, algo como "Vida na
Pista Rápida"), que lançou há
exatas duas semanas, na Inglaterra, o atual vice-campeão mundial
da F-1 amontoa opiniões.
A pretexto de contar seus quatro anos na Ferrari, acaba dissecando, a seu modo, a categoria.
Do todo-poderoso Bernie Ecclestone a sua filha, Zoe Irvine, de 2
anos. Do projetista da McLaren,
Adrian Newey, a seu ex-companheiro Michael Schumacher.
Suas observações acabam por
indicar um início difícil para Rubens Barrichello na Ferrari.
Irvine também se preocupa em
desmentir sua imagem de boêmio. Mulherengo, sim ("tive tantas mulheres que acho que todos
pensam que elas são importantes
na minha vida, mas eu sou muito,
muito independente"). Playboy,
não ("ganho o meu dinheiro, não
fico usando o do meu pai").
Nascido em Newtownards, Irlanda do Norte, há 37 anos, o piloto viveu neste ano sua melhor
temporada na F-1. De escudeiro
de Schumacher, acabou tornando-se, com o acidente que quebrou a perna do alemão, a única
aposta ferrarista no Mundial.
Surpreendentemente até, acabou correspondendo e levou a
disputa pelo título ao GP do Japão, última etapa do campeonato.
Seu desempenho lhe rendeu
uma espécie de promoção dentro
do universo da categoria. Irvine
passou a ser enxergado como um
piloto de ponta e, recusando-se a
voltar ao papel de coadjuvante,
acertou para ser o número 1 da Jaguar -ex-Stewart- em 2000.
Não é nada disso, porém, que
faz de Irvine o mais interessante
personagem da F-1 atual.
É, sim, sua atitude outsider, que
chega a soar irresponsável. Que
lembra a F-1 de 20 anos atrás. E
que faz os outros pilotos do grid
parecerem bitolados, insossos.
Leia a seguir os principais trechos de "Life in the Fast Lane".
O primeiro ano na Ferrari
"Foi um pesadelo. Quando cheguei lá, ainda não havia percebido
como tudo estava montado para o
Michael. Eu subestimei a situação. A coisa chegava a um ponto
que ele ganhava passes para não
pagar pedágio nas estradas italianas. Eu não." pág. 12
O trabalho na Ferrari
"Ficava surpreso cada vez que o
Jean Todt (diretor esportivo ferrarista) me repreendia. O Michael
bateu no muro no Canadá, e tudo
o que o Todt disse foi "Oh, tudo
bem, essas coisas acontecem".
Nem depois que o Michael bateu em Silverstone as coisas mudaram. Quando eu venci na Áustria, o Ross Brawn (diretor técnico) me procurou e disse: "O importante é evitar que o Hakkinen
ganhe pontos. Aí, ficará mais fácil
quando o Michael voltar"." pág.124
Michael Schumacher, piloto
"Michael é, sem dúvida, o melhor
piloto do mundo. Nunca disse o
contrário. Foi uma grande experiência trabalhar ao lado dele. Falando de maneira simples, o cara é
um gênio na pista." pág. 15
"O principal problema é quando você fixa uma meta. Você vê o
tempo que o Michael conseguiu
na pista e pensa: vou chegar lá. Na
verdade, o máximo que você deveria pensar seria chegar a meio
segundo dele. Estabelecer o tempo dele como uma meta sua só te
traz problemas." pág. 16
Schumacher, personalidade
"Eu não tenho nenhum problema
pessoal com o Michael, mas, fora
da pista, a gente não se vê. O problema é que eu e ele pensamos a
vida de um modo totalmente diferente." pág. 46
A perda do título
"Nos últimos quatro anos, toda a
F-1 esperou por um título do Michael. Se eu vencesse, seria uma
história maravilhosa para a Ferrari, e a F-1 está cheia de histórias
maravilhosas." pág. 205
O ano que vem
"Seria difícil continuar na Ferrari.
Senti de perto o gosto do título e
não me conformaria a fazer o papel de antes." pág. 231
A vida ideal
"Minha idéia de céu é poder acordar e não ter nada para fazer. Nada na agenda, nenhum compromisso. Daí, pegar meu jatinho e ir
para um festa." pág. 232
Mulheres
"Minha primeira vez não foi uma
experiência muito boa. Tinha 15
anos. Ela era mais velha e estava
preocupada porque estávamos
dentro de um carro, atrás da casa
da minha avó." pág. 194
"Gosto de mulheres. Quase todas as minhas ex-namoradas tornaram-se minhas amigas. Dizem
que eu não respeito as mulheres,
mas isso é besteira." prefácio
"Sempre deixo claro para elas
quais são as minhas intenções,
que certamente não são muito
dignas." pág. 182
O Brasil
"Em vários aspectos, o Brasil é um
lugar legal. Eles pensam como eu,
sabem curtir a vida e festejar. Se
puder, vou passar o próximo carnaval no Rio." pág.17
A família
"Minha filha, Zoe, é meiga, uma
grande criança. Passamos muito
tempo juntos este ano. Tenho um
ótimo relacionamento com a mãe
dela, Maria. Quero que elas saiam
de Macau e venham morar comigo na Irlanda." pág. 230
Dirigentes
"Bernie (Ecclestone, o homem forte da F-1) é tudo o que precisamos. Talvez ele esteja com um pedaço muito grande do bolo, mas
sem ele a F-1 não estaria onde está
hoje." pág. 9
"Adrian Newey (projetista da
McLaren) é um cara brilhante.
Para a Ferrari ter chances de título, precisa convencer Newey a se
afastar da F-1." pág. 7
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