São Paulo, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


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AUTOMOBILISMO

Livro do atual vice-campeão mundial critica a postura de Ferrari de só privilegiar Schumacher

Eddie Irvine, escritor, provoca a F-1

FÁBIO SEIXAS
da Reportagem Local

Eddie Irvine resolveu provocar.
No livro "Life in the Fast Lane" (em inglês, algo como "Vida na Pista Rápida"), que lançou há exatas duas semanas, na Inglaterra, o atual vice-campeão mundial da F-1 amontoa opiniões.
A pretexto de contar seus quatro anos na Ferrari, acaba dissecando, a seu modo, a categoria. Do todo-poderoso Bernie Ecclestone a sua filha, Zoe Irvine, de 2 anos. Do projetista da McLaren, Adrian Newey, a seu ex-companheiro Michael Schumacher.
Suas observações acabam por indicar um início difícil para Rubens Barrichello na Ferrari.
Irvine também se preocupa em desmentir sua imagem de boêmio. Mulherengo, sim ("tive tantas mulheres que acho que todos pensam que elas são importantes na minha vida, mas eu sou muito, muito independente"). Playboy, não ("ganho o meu dinheiro, não fico usando o do meu pai").
Nascido em Newtownards, Irlanda do Norte, há 37 anos, o piloto viveu neste ano sua melhor temporada na F-1. De escudeiro de Schumacher, acabou tornando-se, com o acidente que quebrou a perna do alemão, a única aposta ferrarista no Mundial.
Surpreendentemente até, acabou correspondendo e levou a disputa pelo título ao GP do Japão, última etapa do campeonato.
Seu desempenho lhe rendeu uma espécie de promoção dentro do universo da categoria. Irvine passou a ser enxergado como um piloto de ponta e, recusando-se a voltar ao papel de coadjuvante, acertou para ser o número 1 da Jaguar -ex-Stewart- em 2000.
Não é nada disso, porém, que faz de Irvine o mais interessante personagem da F-1 atual.
É, sim, sua atitude outsider, que chega a soar irresponsável. Que lembra a F-1 de 20 anos atrás. E que faz os outros pilotos do grid parecerem bitolados, insossos.
Leia a seguir os principais trechos de "Life in the Fast Lane".

O primeiro ano na Ferrari
"Foi um pesadelo. Quando cheguei lá, ainda não havia percebido como tudo estava montado para o Michael. Eu subestimei a situação. A coisa chegava a um ponto que ele ganhava passes para não pagar pedágio nas estradas italianas. Eu não." pág. 12

O trabalho na Ferrari
"Ficava surpreso cada vez que o Jean Todt (diretor esportivo ferrarista) me repreendia. O Michael bateu no muro no Canadá, e tudo o que o Todt disse foi "Oh, tudo bem, essas coisas acontecem".
Nem depois que o Michael bateu em Silverstone as coisas mudaram. Quando eu venci na Áustria, o Ross Brawn (diretor técnico) me procurou e disse: "O importante é evitar que o Hakkinen ganhe pontos. Aí, ficará mais fácil quando o Michael voltar"." pág.124

Michael Schumacher, piloto
"Michael é, sem dúvida, o melhor piloto do mundo. Nunca disse o contrário. Foi uma grande experiência trabalhar ao lado dele. Falando de maneira simples, o cara é um gênio na pista." pág. 15
"O principal problema é quando você fixa uma meta. Você vê o tempo que o Michael conseguiu na pista e pensa: vou chegar lá. Na verdade, o máximo que você deveria pensar seria chegar a meio segundo dele. Estabelecer o tempo dele como uma meta sua só te traz problemas." pág. 16

Schumacher, personalidade
"Eu não tenho nenhum problema pessoal com o Michael, mas, fora da pista, a gente não se vê. O problema é que eu e ele pensamos a vida de um modo totalmente diferente." pág. 46

A perda do título
"Nos últimos quatro anos, toda a F-1 esperou por um título do Michael. Se eu vencesse, seria uma história maravilhosa para a Ferrari, e a F-1 está cheia de histórias maravilhosas." pág. 205

O ano que vem
"Seria difícil continuar na Ferrari. Senti de perto o gosto do título e não me conformaria a fazer o papel de antes." pág. 231

A vida ideal
"Minha idéia de céu é poder acordar e não ter nada para fazer. Nada na agenda, nenhum compromisso. Daí, pegar meu jatinho e ir para um festa." pág. 232

Mulheres
"Minha primeira vez não foi uma experiência muito boa. Tinha 15 anos. Ela era mais velha e estava preocupada porque estávamos dentro de um carro, atrás da casa da minha avó." pág. 194
"Gosto de mulheres. Quase todas as minhas ex-namoradas tornaram-se minhas amigas. Dizem que eu não respeito as mulheres, mas isso é besteira." prefácio
"Sempre deixo claro para elas quais são as minhas intenções, que certamente não são muito dignas." pág. 182

O Brasil
"Em vários aspectos, o Brasil é um lugar legal. Eles pensam como eu, sabem curtir a vida e festejar. Se puder, vou passar o próximo carnaval no Rio." pág.17

A família
"Minha filha, Zoe, é meiga, uma grande criança. Passamos muito tempo juntos este ano. Tenho um ótimo relacionamento com a mãe dela, Maria. Quero que elas saiam de Macau e venham morar comigo na Irlanda." pág. 230

Dirigentes
"Bernie (Ecclestone, o homem forte da F-1) é tudo o que precisamos. Talvez ele esteja com um pedaço muito grande do bolo, mas sem ele a F-1 não estaria onde está hoje." pág. 9
"Adrian Newey (projetista da McLaren) é um cara brilhante. Para a Ferrari ter chances de título, precisa convencer Newey a se afastar da F-1." pág. 7


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