São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATENAS 2004

COB anuncia alterações no revezamento inédito e garoto-propaganda da AmBev na festa da Coca-Cola

Atenas pede tocha no bondinho e leva também Ronaldo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O bondinho que leva turistas ao topo do Pão de Açúcar, cartão-postal do Rio, terá um passageiro especial no dia 13 de junho: a tocha olímpica, que pela primeira vez passará pela América do Sul.
De acordo com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, a subida ao Pão de Açúcar foi exigência do comitê organizador de Atenas-2004.
A tocha passará pelas mãos de 120 pessoas, entre elas as de Pelé, que vai abrir, e Ronaldo, que fechará o evento. Sua participação, que esteve ameaçada por conta de disputas entre os patrocinadores do evento e os do atleta, foi confirmada ontem em cerimônia de apresentação do roteiro da tocha.
A assessoria de comunicação de Ronaldo informou que ele ainda não havia confirmado sua presença por causa de compromissos no exterior previamente agendados. Mas o que atrasou o anúncio foi a disputa de imagem entre a AmBev, patrocinadora do atleta, e a Coca-Cola, parceira da festa.
As pessoas que conduzirão a tocha -escolhidas pelos patrocinadores (Samsung é a outra parceira), pelo COB e pela prefeitura do Rio- têm trajetórias as mais variadas possíveis: o músico Marcelo Yuka, o skatista Bob Burnquist, a fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns, a modelo e apresentadora Daniella Cicarelli e a apresentadora Xuxa Meneghel.
Após a chegada, prevista para a manhã do dia 13 de junho (entre 6h e 7h), o fogo olímpico (numa lanterna especial, evitando que a chama se apague) irá para o Maracanã, onde a tocha, que também virá de Atenas, será acesa.
O primeiro condutor da tocha, Pelé, dará uma volta olímpica no campo para iniciar o percurso de 48 quilômetros que terminará no Aterro do Flamengo. Os outros pontos de referência do percurso serão o Sambódromo e a Cinelândia, por onde a tocha vai passar, mas sem parar o comboio.
Durante o revezamento haverá paradas técnicas no Palácio da Cidade e na Escola de Guerra Naval, na Urca, de onde ela segue para o Pão de Açúcar.
No Palácio da Cidade serão homenageados os descendentes do atirador Guilherme Paraense (primeiro brasileiro medalhista de ouro) e do saltador Adhemar Ferreira da Silva (único brasileiro a se sagrar bicampeão olímpico), além da nadadora Maria Lenk, a primeira sul-americana a disputar uma Olimpíada, e da seleção campeã olímpica de vôlei em Barcelona-92, que conquistou a primeira medalha de ouro brasileira em um esporte coletivo.
O encerramento do revezamento será no Aterro do Flamengo, onde Ronaldo, com a tocha, acenderá uma pira olímpica. Em seguida, mais de 40 intérpretes da música brasileira -Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Gal Costa estão confirmados- farão um show num grande palco montado pela prefeitura. (ALESSANDRO FERREIRA)


Texto Anterior: Futebol - Soninha: Só para registrar
Próximo Texto: Atenas 2004: Bombas fazem comitês reverem planos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.