São Paulo, quarta, 6 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Enquanto é tempo

THALES DE MENEZES

Quem está perto de Gustavo Kuerten sabe: a preocupação com Roland Garros é um monstro que cresce a cada dia.
Essas propaladas dificuldades com o saibro são, conscientemente ou não, a busca de problemas onde eles não existem. O drama de Kuerten não está debaixo de seus pés, mas na sua cabeça.
Defender um título de Grand Slam não é tarefa fácil. Segundo Pete Sampras, que já fez isso muitas vezes, a maioria com sucesso, "parece que pintam um alvo na sua camiseta; todos querem te acertar".
Quando Kuerten botar o pé em Paris, o assédio da mídia e do público vai ser desumano. Se no Brasil ele já não consegue andar direito na rua, lá vai ser pior. A cidade vive o clima do torneio intensamente, e Kuerten foi praticamente adotado pelos torcedores franceses.
Kuerten defende nas quadras de Roland Garros quase a metade dos 2.291 pontos que tem no ranking da ATP. Uma derrota na primeira rodada pode até tirar o brasileiro dos "top 30".
A perspectiva é assustadora, mas o tenista tem que estar preparado. Kuerten é um ótimo jogador, com potencial de "top ten", mas deve reconhecer que sua carreira não foi construída de modo sistemático.
Nessas horas, é fácil para a crítica ditar regras e apontar soluções. Para quem vê a coisa de fora, parece que Kuerten precisa de tranquilidade.
Esta coluna o criticou várias vezes por deixar de disputar torneios importantes. No entanto, agora a sugestão mudou completamente. Que tal tirar o jogador dos torneios até o Aberto da França e só treinar?
Torneios podem dar ritmo de jogo, mas possíveis derrotas podem abater mais ainda o aparentemente abatido Kuerten.
O título na França o empurrou 50 posições no ranking, agora é hora do destino cobrar a conta. Larri Passos deve saber o que fazer. Mas que faça enquanto é tempo.

Trocando de lugar

Mais uma semana intrigante para quem não entende muito bem o sistema de pontuação da ATP. Meligeni vence um torneio e sobe apenas oito posições. Kuerten cai na segunda rodada e sobe do nono para o oitavo lugar. Bem, o Torneio de Praga não é grande coisa, serve mais para melhorar o currículo de Meligeni publicado no "Media Guide" anual da ATP. E Kuerten... bem, Kuerten sobe por inércia, são os outros que caem.

Trocando de bola

Um minitorneio de futebol vai ser disputado durante Roland Garros. Há previsão de pelo menos três seleções: americana, francesa e uma de outros países europeus. Segundo alguns tenistas-futebolistas, é uma prévia da Copa. Só vendo.

Trocando de roupa

Rola boato forte: a Nike pode perder um de seus "tops" no tênis, Sampras ou Agassi, para a marca das três listras.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.