UOL


São Paulo, sexta-feira, 06 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Rei dos ingressos é apadrinhado por dirigente

DA REPORTAGEM LOCAL

Bruno Balsimelli, proprietário do grupo BWA, ganhou espaço no futebol graças a um amigo influente, Eduardo José Farah, presidente licenciado da Federação Paulista de Futebol.
Padrinho de casamento do empresário, que também é advogado e psicólogo, Farah abriu as portas para o afilhado se estabelecer no futebol.
Balsimelli fatura com a fabricação de ingressos, instalação de catracas nos estádios e com a venda de bilhetes na internet. Seu grupo é o responsável pelo site e empresa Ingresso Fácil.
Com Farah, o empresário fez negócios lucrativos. Pelo menos um deles foi investigado pela CPI do Futebol, em 2001.
A BWA fez o seu primeiro trabalho para a FPF em 1995, quando foi contratada para confeccionar os ingressos da decisão do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Palmeiras, em Ribeirão Preto (SP). A empresa também instalou as catracas eletrônicas no estádio Santa Cruz, palco das finais.
Cinco anos depois, Balsimelli faria um rentável negócio com a FPF. Uma de suas empresas recebeu R$ 2,2 milhões pela intermediação de dois contratos entre a entidade que dirige o futebol paulista e a TV Globo, parceiras desde a década de 70.
O negócio levantou a suspeita de que Farah desviou os recursos da FPF para beneficiar o amigo. Na época, a Globo negou que Balsimelli tivesse intermediado a transação.
Além de afilhado do dirigente, Balsimelli era na ocasião membro do Conselho Fiscal da FPF. O relatório final da CPI condenava o relacionamento entre os dois. Baseado nele, o Ministério Público paulista pediu à Polícia Civil que investigasse a gestão de Farah.
A empresa de Balsimelli continuou fabricando ingressos e colocando catracas eletrônicas. Porém, no início, a BWA não tinha nenhuma relação com o futebol. Há 15 anos, a empresa começou vendendo crachás funcionais de plástico. Cresceu e passou a ter clientes famosos, como Varig e Kodak. Outro passo foi começar fabricar cartões magnéticos para bancos.
Em 1990, a BWA confeccionou os ingressos para seu primeiro grande evento, um show de Paul McCartney no Maracanã. Em seguida, fez tíquetes para a apresentação da cantora Madonna no Morumbi.
Procurado pela Folha, Balsimelli disse estar licenciado da presidência por problemas de saúde. Ele indicou Fernando Silva, diretor da Ingresso Fácil, para falar. (MR E RP)


Texto Anterior: Ingresso antecipado custa mais caro e burla estatuto
Próximo Texto: Ministério diz que clubes podem ser acionados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.