São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Judoca persegue título mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

Aurélio Miguel, 36, eliminado ontem nas seletivas para os Jogos Olímpicos de Sydney, é o maior nome da história do judô brasileiro. Ele foi o primeiro judoca do país a conquistar o título olímpico. Em Seul-88, ele venceu na categoria meio-pesado.
O atleta esteve próximo do bicampeonato olímpico em Atlanta-96. Na semifinal contra o polonês Pawel Nastula, Aurélio vencia a luta por pontos, mas, a 19 segundos do final, foi surpreendido pelo adversário. Com o resultado, ele teve que brigar pelo bronze. Na disputa pelo terceiro lugar, derrotou o húngaro Antal Kovacs e garantiu a sua medalha olímpica na ocasião.
A primeira conquista internacional de Aurélio ocorreu em 1982, na Finlândia. Foi vice-campeão por equipes na Universíade. No mesmo ano, foi campeão pan-americano adulto na categoria meio-pesado, no Chile.
O título mundial adulto é a única conquista que falta a Aurélio.
Além da medalha de bronze, em 1987, ele foi duas vezes vice-campeão.


Texto Anterior: Equipe que vai aos Jogos será definida hoje
Próximo Texto: Arqui-rivais cariocas têm táticas diferentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.