São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Mundial cria e recria o templo maior do futebol

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO

O Maracanã já recebeu 999 partidas do Campeonato Brasileiro, mas são os Mundiais da Fifa que mais marcaram o estádio na história.
O palco maior do futebol brasileiro foi construído para a Copa de 1950. Recebeu as partidas decisivas daquele Mundial e acabou sendo associado ao maior fracasso do futebol nacional -a derrota para o Uruguai acabou batizada de "Maracanazo".
O Campeonato Brasileiro só teve início mais de 20 anos depois -foi criado em 1971. Até 1989, quando o Brasil recebeu a Copa América, o estádio ficou praticamente fora do cenário internacional -uma das poucas exceções foi a campanha vitoriosa do Flamengo na Libertadores de 1981.
No ano 2000, o estádio sofreu uma reestruturação para receber oito jogos do Mundial de Clubes da Fifa -a final entre Vasco e Corinthians aconteceu no local.
Agora, o Maracanã posa de carro-chefe da candidatura do Brasil a sede da Copa de 2014. Pela rotatividade de continentes, o Brasil e o estádio têm chances. (RBU E SR)


Texto Anterior: Estádio é de fato o "Recreio dos Bandeirantes"
Próximo Texto: Futebol - Tostão: Lucidez e afobação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.