São Paulo, sábado, 7 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Selexotan, a cura para a insônia

JOSÉ ROBERTO TORERO
da Equipe de Articulistas

Quem, como eu, tem problemas de insônia, já pode dispor de um novo e milagroso remédio. Antigamente, ele era utilizado como estimulante e chamava-se seleção, mas, devido a sua nova fórmula e composição, mudou seu nome para Selexotan. Experimentei o remédio nesta terça-feira e repeti a dose na quinta. Foi um sucesso total! Dormi feito um padre, com roncos de 110 decibéis.
O Selexotan não é exatamente um relaxante, mas faz dormir com eficácia.
O efeito é rápido. Demora em média meia hora, e apenas em casos crônicos de insônia leva 90 minutos para fazer o paciente dormir. Porém, o Conselho Nacional de Medicamentos adverte que recentes estudos o associam a casos de fadiga emocional, dores lombares e estresse.
Como se trata de um novo produto, publico aqui sua bula, a fim de divulgar esse santo remédio para que aqueles que têm dificuldade em entregar-se aos braços de Morfeu.

Nome: Selexotan
Observações: não se agite antes de usar.
Descrição: pernadepalina monotonizada. A pernadepalina é composta de moléculas frequentemente encontradas nos pés de jogadores de várzea. A monotonização otimiza o efeito da droga, tornando o efeito visual mais intenso.
Composição: Taffarel, Zé Maria, César, Gonçalves e Júnior; Mauro Silva, Flávio Conceição, Zinho e Denilson; Romário e Edmundo. Podem ser encontradas micropartículas de Russo e Élber.
Informações: o tratamento deve ser interrompido caso o paciente apresente reações de irritabilidade.
Contra-indicações: não deve ser ministrado a cardíacos, hipertensos e pessoas bem-humoradas.
Posologia: administração visual, no máximo duas vezes por semana. Em períodos de Copo, pode-se tomar três doses por semana.
Superdosagem: as reações mais frequentes em caso de superdosagem são alergias, náuseas, vômitos, diarréias, erupções cutâneas e descontrole das funções vitais.
Farmacêutico responsável: Mario Jorge Lobo Zagallo.
Data de validade do farmacêutico responsável: agosto de 1970.
Precauções: Mantenha longe do alcance das crianças.

Em outras épocas, esse remédio foi responsável por reverter casos sérios de melancolia e depressão, mas parece que o lote em questão pode agir em sentido contrário, de modo que as autoridades sanitárias pensam em recolher o material antes que seu efeito se alastre e surjam novas vítimas.
Aqueles que são hipersensíveis ao Selexotan devem evitar nova administração neste domingo.
Existem vários modos de evitá-lo: há bons filmes e boas peças em cartaz, bons vídeos na locadora e sempre se pode sair com a família para um descontraído jantar ou chamar um casal amigo para um jogo de baralho.
Porém, esse não será o meu caso.
Amanhã, estarei de novo em frente à televisão para uma nova dose. Infelizmente, acho que tornei-me dependente desta droga.


O escritor e cineastaJosé Roberto Torero escreve às terças e sábados


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.