São Paulo, quinta-feira, 07 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro só depende de si para liderar o ranking de entradas e a Corrida

Eliminação de Agassi pode selar supremacia de Guga

PAULO COBOS
ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Bill Clinton "secou" Andre Agassi, e Gustavo Kuerten só depende das suas forças para sair de Roland Garros na liderança dos dois rankings mundiais.
O brasileiro foi ajudado pela eliminação do norte-americano ontem nas quartas-de-final diante do francês Sébastien Grosjean, por 3 sets a 1 (1/6, 6/1, 6/1 e 6/3).
Para manter a liderança do ranking de entradas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), Guga só precisa vencer amanhã o espanhol Juan Carlos Ferrero nas semifinais do Grand Slam francês. Para conquistar a liderança da Corrida dos Campeões-2001 pela primeira vez, o brasileiro necessita do título da competição no saibro.
Na partida de ontem, o que parece ter atrapalhado Agassi foi a presença do ex-presidente de seu país em trechos do jogo. No primeiro set, ainda sem Clinton na tribuna, o norte-americano massacrou Grosjean por 6 a 1.
Antes do início da segunda série, de paletó e sem gravata, o político se sentou na tribuna de honra. No início, foi aplaudido de forma entusiasmada pela torcida francesa, que lotava a quadra central de Roland Garros. Depois, ao não levantar os braços em uma "ola", recebeu alguns apupos.
Com Clinton na quadra, o jogo virou um pesadelo para Agassi.
No segundo e no terceiro set, o norte-americano só conseguiu ganhar dois games.
O destino do jogo parecia que iria mudar quando o ex-presidente saiu da quadra no início do quarto set. Novamente com grandes jogadas, Agassi abriu 2 a 0 na série. Para sua infelicidade, entretanto, Clinton voltou para sua cadeira e sua reação acabou. Com o apoio da torcida, Grosjean, que vai enfrentar o espanhol Alex Corretja nas semifinais, virou o placar, fechou o set e, consequentemente, a partida, em 6 a 3.
"Do que você está falando? Eu não sabia que ele estava lá", disse um irritado Agassi depois do jogo quando questionado sobre a presença de Clinton.
"Eu o notei [Clinton] pela excitação do público", afirmou Grosjean, deixando claro que era impossível seu adversário não ter notado o ex-presidente.
Caso fique com o título de Roland Garros, Kuerten irá totalizar 490 pontos na Corrida dos Campeões, seis a mais do que Agassi, vencedor do Aberto da Austrália e dos Masters Series de Miami e Indian Wells, terá segunda-feira.
Na lista de entradas, o brasileiro manterá sua liderança com uma vantagem de 40 pontos caso bata Ferrero na jornada de amanhã -o horário do confronto será definido hoje.
Ontem, Kuerten manteve sua rotina desde que chegou a Paris, com um treino de uma hora com o técnico Larri Passos e nenhuma palavra com a imprensa ou contato com os fãs.
Contra Juan Carlos Ferrero, o brasileiro terá o reforço da sua mãe, Alice, que chegou ontem a Paris, na arquibancada.


Texto Anterior: Futebol - Soninha: O grande teatro
Próximo Texto: Brasil deve ter torneio da ATP no 2º semestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.