UOL


São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

"Religioso" dos EUA infernizou a vida do Corinthians

DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians foi vítima do caso mais notório de furto de domínios envolvendo uma entidade esportiva do país. O clube teve de recorrer à Organização Mundial da Propriedade Intelectual para recuperar, em 2000, os direitos sobre o corinthians.com.
O domínio havia sido registrado em 98, nos EUA, por David Sallen, que, na época, contatou dirigentes corintianos, por e-mail, oferecendo a cessão da marca.
Sallen, descobriu-se durante investigação da Ompi, havia registrado mais de 70 domínios notórios (entre eles o dowjones.com e o franksinatra.com) de olho numa lucrativa revenda.
Na luta com o Corinthians, ele foi criativo: postou textos do livro bíblico de Coríntios (Corinthians, em inglês) para provar seu interesse sobre o nome. Sallen apresentou-se como religioso e acusou o time de "expulsar as escrituras" do mundo virtual.
Ele só não lembrou um detalhe: o fato de ele ter registrado os direitos sobre cruzeiro.com e atleticomineiro.com, tudo isso no segundo semestre de 1998.
Com isso, a Ompi provou que houve má-fé. O americano até hoje ainda tenta recobrar a titularidade do domínio, agora num processo ordinário que corre numa corte federal dos EUA. (AD)


Texto Anterior: Esportistas sofrem furto de identidade na internet
Próximo Texto: Lei promete inibir pirataria de domínios na rede
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.