UOL


São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Rivalidade entre os times cresceu na década de 90

DA REPORTAGEM LOCAL

Palmeiras e Cruzeiro voltaram a ganhar destaque no cenário nacional nos anos 90 e duelaram por três títulos.
A primeira competição a colocar paulistas e mineiros em choque foi a Copa do Brasil.
Em 1996, o Palmeiras era franco favorito. Além de superior no papel, a equipe era comandada pelo já badalado Wanderley Luxemburgo, jogava pelo empate e em casa. Mas quem ergueu a taça foi o Cruzeiro, que venceu por 2 a 1.
O troco veio dois anos depois. Fazendo o jogo decisivo novamente em São Paulo, dessa vez o Palmeiras fez o serviço direito e cravou um 2 a 0, com direito a gol no último minuto.
Com um título para cada lado, o tira-teima entre os clubes aconteceu ainda em 1998, na Copa Mercosul -e deu Palmeiras. Nesse ano, o time mineiro ainda amargou mais um vice, ao perder para o Corinthians a decisão do Brasileiro.
A trajetória de Palmeiras e Cruzeiro também é marcada por coincidências.
Quando o assunto trata dos dois torneios nacionais de maior expressão -Brasileiro e Copa do Brasil-, paulistas e mineiros fazem bonito.
Ao lado do Grêmio, o Cruzeiro detém o maior número de títulos na Copa do Brasil: quatro. Já o Palmeiras segue com o seu solitário título, o de 1998.
Se o torneio analisado for o Brasileiro, a história se inverte. Acompanhado dos cariocas Flamengo e Vasco, o Palmeiras fala mais alto com seus quatro campeonatos. E o Cruzeiro é quem se dá por feliz com o seu primeiro e único Nacional, ganho no domingo passado.
Até em relação aos ídolos os dois times parecem falar a mesma língua. Dos quatro Brasileiros levantados pelos recordistas Luxemburgo e Zinho, em três deles a dupla esteve unida: 1993 e 1994, no Palmeiras, e 2003, no Cruzeiro.
Outro fato curioso envolve Zinho e Alex, que brilharam na campanha cruzeirense neste Nacional. Isso porque, em 1998, também estiveram juntos -ganharam a Copa do Brasil. A diferença é que a dupla estava no Palmeiras. (RBU E TA)


Texto Anterior: Máquina do tempo: Saudosismo marca palestrinos
Próximo Texto: Olimpíada: Atenas incentiva segurança "importada"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.