São Paulo, sábado, 08 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Especialista fala que há tempo para recuperação

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo tendo pouco tempo até o Mundial do Japão, Nenê deve ter condições de defender o Brasil. O jogador sofreu um rompimento do ligamento cruzado anterior, uma torção do ligamento colateral medial e lesão do menisco lateral do joelho direito. Operado em novembro, desfalca o Denver nesta temporada da NBA.
De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, cirurgias como a que foi submetido o jogador prevêem um período de recuperação entre quatro e seis meses.
"Não é que depois de seis meses o jogador começará a se exercitar. Ele já estará apto a entrar em quadra", diz Romeu Krause, membro da Comissão de Ensino de Educação Continuada da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).
Durante o período de recuperação, o atleta faz exercícios físicos e passa por sessões de fisioterapia.
"Ele simula as situações de jogo, correndo em ziguezague, por exemplo. O que não pode é o contato físico até o joelho estar totalmente recuperado", afirma Krause.
César de Oliveira, chefe do departamento médico da Confederação Brasileira de Basquete, prefere não estabelecer um período para a volta. "Não estou a par da situação do Nenê." (ALF)


Texto Anterior: Após um ano, Nenê volta atrás e diz querer seleção
Próximo Texto: Em forma, ele é titular absoluto, afirma Oscar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.