São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATENAS 2004

Entre gramados e grilos, cidade é oposto de Atenas

DO ENVIADO A OLÍMPIA

Não é apenas no ritmo de preparação que a pequena Olímpia difere de Atenas. O ambiente, o clima e o cenário são outros. A começar pela cor. A cidade, de pouco mais de 11 mil habitantes, é verde -e não cinza como a capital. Encravada em um vale, cercada por pequenos montes e banhada por dois rios, o Alfeu e o Cládeos, a região é repleta de árvores e de vastos gramados.
Esqueça também o trânsito caótico de Atenas e a poluição sonora de carros e caminhões. Em Olímpia, mesmo à tarde, com calor forte, o que se ouve são grilos.
E é esse ambiente bucólico, associado ao valor arqueológico, que sustenta a cidade. Olímpia vive do turismo e não se envergonha de emprestar os nomes de celebridades históricas ou da mitologia grega em seu comércio.
Em Olímpia, o turista pode se hospedar no hotel Hércules, jantar no restaurante Sócrates e fazer compras no atelier Apolo. E, além do Stádion, o visitante pode conhecer outros pontos importantes da história grega -e do esporte. A maior parte, porém, está no chão. O que restava dos templos, após o domínio romano, foi destruído por dois fortes terremotos, em 522 e 551.
Do Templo de Zeus, mais importante prédio da antiga Olímpia, só restam a base e restos de colunas dóricas. Era lá que ficava a estátua de Zeus, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Atrás do templo, segundo a lenda, ficava a oliveira sagrada, cujos ramos eram dados aos vencedores.
Ao fim do quinto dia de provas, os campeões eram recebidos para um banquete no Pritaneu, a casa dos oficiais de Olímpia. (FSX)



Texto Anterior: Atenas 2004: Em Olímpia, Jogos deixam de lado propaganda e pódio
Próximo Texto: Atenas 2004: Nem boom tardio salva fiasco de público
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.