São Paulo, segunda-feira, 09 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Americano bate Andre Agassi, quebra jejum ao vencer pela 5ª vez o Aberto dos EUA e soma agora 14 títulos de Grand Slam

Sampras reencontra vitória após 2 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem conquistar um título nos últimos 33 torneios que disputara, desde julho de 2000, Pete Sampras encerrou ontem o jejum ao derrotar Andre Agassi por 3 sets a 1 (parciais de 6/3, 6/4, 5/7 e 6/4), em 2h54min, na decisão entre americanos do Aberto dos EUA, último Grand Slam do ano.
Foi o 14º título de Sampras, 31, em um dos quatro principais torneios do mundo, dois a mais que o segundo colocado, o australiano Roy Emerson. Ele havia sido campeão pela última vez justamente na 13ª conquista, em Wimbledon.
"Mesmo quando estive mal e perdi a confiança durante o ano, não tive dúvidas de que deveria voltar a jogar", afirmou Sampras, questionado após várias derrotas, em 2002, sobre aposentadoria.
Neste ano, ele havia perdido na primeira ou na segunda rodada em nove dos 14 torneios disputados. "Hoje sou casado, terei um filho em breve. O tênis não é mais o principal na minha vida como há cinco anos, mas quero continuar vencendo", afirmara o americano após garantir vaga na decisão.
Com a vitória, Sampras se iguala ao também americano Jimmy Connors como o maior vencedor do torneio na era aberta (aos profissionais), desde 1968, com cinco títulos. Ele ganhara também em 1990, 1993, 1995 e 1996.
Em 1990, aliás, Sampras tornara-se o mais jovem campeão também na era aberta, aos 19 anos. Ontem, tornou-se o mais velho desde 1970, quando o australiano Ken Rosewall venceu aos 35 anos.
Ele se redime das derrotas nos dois últimos anos justamente na decisão do torneio americano.
Em 2000, Sampras perdeu em três sets para o russo Marat Safin. E, no ano passado, foi derrotado também por 3 a 0 pelo australiano Lleyton Hewitt, após ter superado o próprio Agassi na semifinal.
Ontem, Sampras conseguiu uma quebra de serviço logo no oitavo game para abrir 5/3, confirmar o saque e levar o primeiro set.
No segundo, Sampras teve duas quebras a seu favor, contra uma de Agassi, e ganhou por 6/4.
Em cada um dos sets seguintes, os dois tiveram só uma quebra a favor. Agassi conseguiu a vantagem no terceiro set, e Sampras, no quarto, para fechar a partida.
Ao fim da partida, Agassi reconheceu a superioridade do rival.
"Foram duas grandes semanas, mas hoje Pete jogou bem demais para mim. Foi uma bela decisão."
A vitória foi a 20ª de Sampras sobre Agassi em 34 confrontos, cinco deles válidos por um título de Grand Slam. Nos quatro encontros anteriores, havia vencido três vezes, duas no próprio Aberto americano, em 1990 e 1995.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Automobilismo: Castro Neves perde a liderança na IRL
Próximo Texto: Perfil: Tenista foi quem mais liderou o ranking da ATP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.