São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Na estréia em Lyon, brasileiro chega à sétima vitória em três pisos distintos

Guga vence e atinge série inédita

MARCELO SAKATE
DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro Gustavo Kuerten estreou ontem no Torneio de Lyon, na França, com vitória sobre o marroquino Younes El Aynaoui, por 2 sets a 1 (parciais de 6/7, 6/2 e 6/4). O próximo adversário, pelas oitavas-de-final, amanhã, será o suíço Marc Rosset.
Com o resultado no carpete, Kuerten chegou à sétima vitória consecutiva no ano, série construída em três pisos distintos, um feito jamais alcançado na carreira.
Em setembro, ele conquistara o Torneio da Costa do Sauípe com cinco vitórias em quadra dura. Na sequência, ganhou uma partida de simples no saibro, no Rio, pela repescagem da Copa Davis.
O brasileiro jamais havia vencido sequer três jogos seguidos em três superfícies diferentes.
Nas duas maiores séries sem derrota da carreira, 15 jogos em 2000 e 2001, Guga vencera em dois pisos. Na primeira ocasião, foram 13 vitórias no saibro e duas na grama; na segunda, 12 na terra batida e três em quadra dura.
Foi o primeiro jogo do brasileiro no carpete neste ano. No primeiro set, os dois confirmaram os respectivos serviços com facilidade. No tie-break, El Aynaoui errou menos e fechou em 7/3.
No início do segundo set, o marroquino manteve-se melhor. No segundo game, inclusive, Guga chegou a salvar um break-point.
Porém, no quinto game, o brasileiro conseguiu, pela primeira vez, quebrar o saque adversário. Repetiu o feito no sétimo game e empatou o jogo ao vencer por 6/2.
No terceiro set, não houve quebra nos seis primeiros games. No sétimo, Guga aproveitou a única chance que teve e abriu 4/3. Depois, confirmou os dois serviços a seu favor para ganhar por 6/4.
Eliminado na primeira rodada do torneio francês em 2001, o melhor tenista do país já garantiu 20 pontos no ranking de entradas, no qual ocupa o 40º posto.
Amanhã, Guga enfrentará um oponente inédito em jogos oficiais, Marc Rosset, 31, ex-top 10 e hoje 119º do ranking mundial.
Os dois se enfrentaram apenas uma vez, em 1997, em um jogo de exibição realizado em São Paulo. O brasileiro venceu por 2 sets a 1.
Especialista em quadras rápidas como as de Lyon, Rosset já conquistou sete títulos no carpete.
Porém está decadente e não é campeão pela ATP desde 2000. Nesta temporada, seus melhores resultados foram duas quartas-de-final, em Marselha e Gstaad.
Hoje, Guga volta à quadra, ao lado de André Sá, pelas quartas-de-final da chave de duplas. Eles enfrentam Daniel Nestor, do Canadá, e Mark Knowles, das Bahamas, primeiro e segundo do ranking mundial, respectivamente.
André Sá ainda estréia hoje na chave de simples. Ele joga contra o dinamarquês Kenneth Carlsen. Também pela primeira rodada, Fernando Meligeni enfrenta o russo Ievguêni Kafelnikov.


NA TV - Torneio de Lyon, ESPN Brasil, a partir das 14h



Texto Anterior: Memória: Sonho do técnico era dirigir uma seleção européia
Próximo Texto: Futebol - Tostão: Os bailarinos da Vila
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.