São Paulo, sábado, 09 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O QUE É, O QUE É?

Fenômeno ocorre na Ásia e pode ter ventos de 250 km

DO ENVIADO A SUZUKA

Tufão é o nome que se dá a um ciclone tropical, com ventos contínuos de 120 km/h, ou mais, e que costuma acontecer nas regiões oeste e norte do Pacífico e no sul do mar da China.
Em outras áreas do planeta, este mesmo fenômeno recebe nomes diferentes. No leste do Pacífico Norte oriental e no oceano Atlântico, é furacão. No oceano Índico, ciclone.
Quando os ventos não atingem os 120 km/h, é chamado de tempestade tropical. A cada ano ocorrem cerca de cem tempestades tropicais, e cerca de 50 atingem a força de tufões.
Eles são classificados em cinco categorias, de acordo com a força dos ventos. Na categoria um, estão entre 120 km/h e 152 km/h. Na dois, os ventos variam de 153 km/h a 176 km/h. Na categoria três, entre 177 km/h e 208 km/h. Na quatro, de intensidade extrema, os ventos ficam entre 209 km/h e 248 km/h. E na cinco, chamada de intensidade catastrófica, os ventos passam de 249 km/h.
O tufão normalmente possui entre 450 km e 650 km de diâmetro e a distribuição do vento e das nuvens ao seu redor é igual. Em seu olho, não há chuva, os ventos são brandos e o céu é praticamente limpo. Para que ele ocorra, a temperatura da superfície do mar precisa estar acima de 26,5C. (FSX)


Texto Anterior: Ecclestone anuncia time novo para 2006
Próximo Texto: Motor - Fábio Seixas: Por Tutatis!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.