São Paulo, domingo, 10 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPA 2002
ORIENTE-SE

Déjà vu

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

França ... 1998...
A última Copa do século 20 ainda está na cabeça de muitos. Dois ingleses, Beckham e Owen, são exemplos de pessoas que não esquecem o Mundial francês.
O primeiro cometeu o maior deslize de sua vida (talvez tenha sido a única coisa desagradável para o milionário marido da morena Spice Girl) ao ser expulso contra a Argentina. O segundo fez nessa partida o golaço mais famoso de sua vida (marcou uns três mais bonitos depois disso).
Por obra do destino, os dois vão ter que enfrentar de novo a Argentina na Copa. O sorteio dos grupos do Mundial-2002 só ajudou a manter na memória deles e de muitos os confrontos de 98.
Além de Argentina x Inglaterra, o melhor das oitavas da última Copa, França x Dinamarca e Espanha x Paraguai terão um bis.
O choque entre argentinos e ingleses é o melhor programa da primeira fase da Copa. Naquele 2 a 2 sensacional (lembra?), estavam em campo quase todos os que estarão jogando neste ano.
Mas esse é só o carro-chefe. Os dinamarqueses terão a chance de enfrentar os franceses em campo neutro (fora, perderam apenas de 2 a 1, não é?). O menu oferece também a vingança para os espanhóis, que não passaram pela boa defesa paraguaia (ficaram no 0 a 0 e na fase inicial, me recordo).
Pode parecer sonho, mas nas oitavas da primeira Copa na Ásia podemos ver a repetição de Coréia do Sul x México (em casa, os sul-coreanos não seriam zebra). Melhor: o mundo pode assistir a mais um Nigéria x Dinamarca na largada do mata-mata (espera aí, em 98 foi... um 1 a 4 inesperado).
Ao que parece a Copa francesa ainda está na ponta da língua, mas outros Mundiais também virão à mente quando, por exemplo, o Uruguai pegar a Dinamarca (6 a 1, fora o baile, em 1986), a Itália cruzar de novo com o México (em 70 não tinha nascido, mas li sobre um 4 a 1 que entristeceu os anfitriões mexicanos) ou Portugal se vingar da Polônia (0 a 1, eu vi, na já longínqua Copa de 86).
Até um sofrível Brasil x Costa Rica em 1990 voltará à tona. Desta vez o ataque costarriquenho é bem melhor e tudo leva a crer (inclua aqui a defesa brasileira) que teremos um jogo muito mais interessante do que aquele 1 a 0.
No Grupo da Morte (esse merece o rótulo), a Argentina reviverá batalhas contra todos os adversários -perdeu de 3 a 2 da Suécia em 1934, venceu de virada por 2 a 1 a Nigéria em 94 e já encontrou quatro vezes com a Inglaterra.
Falei en passant de confrontos do século 20 que se repetirão agora, mas olhe na tabela, puxe pela memória e você achará outros.
Se a coluna lhe trouxe à cabeça momentos bacanas de Mundiais passados, fico feliz. Já se resgatou lembranças indesejáveis, lamento e desejo que em 2002 as coisas sejam mesmo diferentes. Adieu!

rbueno@folhasp.com.br


CORÉIA

Grupo A
França e Dinamarca comemoram a recuperação de jogadores. O zagueiro francês Leboeuf vinha sofrendo desde dezembro com contusão muscular. Já o capitão dinamarquês, Heintze, de 38 anos, está de volta após lesão de joelho. O Uruguai definiu cinco amistosos, mas o técnico Victor Púa quer mais um.

Grupo B
A Espanha estreará quase que em casa, pois só 750 eslovenos compraram ingresso para o jogo entre os times. A federação eslovena diz que menos de 3.000 torcedores do país irão à Copa. Viagem está mais para o Paraguai, que enfrentará a Nigéria em Londres, e para a África do Sul, que visitará até a Geórgia.

Grupo C
Alexandre Guimarães, técnico da Costa Rica, tratou de espionar o amistoso do Brasil com a Islândia. Guimarães reclama que os clubes costarriquenhos estão atrapalhando a preparação de sua equipe. China e Turquia, que desdenharam os 6 a 1 de Cuiabá, armaram jogos com a Coréia do Sul, anfitriã do Mundial.

Grupo D
Se Portugal teme por Sá Pinto, atacante que pode sofrer cirurgia no joelho e perder a Copa, a Coréia do Sul vibra por Hong Myung-Bo, jogador mais experiente do time, que se recuperou de uma fratura. Já na seleção dos EUA, saíram do ambulatório Matthis, Pope e Maisonneuve.


JAPÃO

Grupo E
A Alemanha, uma das camisas mais importantes do futebol, mostra respeito pela Irlanda. O técnico alemão, Rudi Voeller, encheu de elogios o rival, que ganhou vaga em um grupo com Holanda e Portugal. Camisa por camisa, Camarões teve vetado seu uniforme sem mangas, mas diz já ter outra novidade.

Grupo F
A Inglaterra nem precisa viajar para espiar os rivais. O novo técnico da Nigéria, Adeboye Onigbinde, fará sua estréia no amistoso com o Paraguai, que será em Londres. A Suécia, país do técnico Sven Goran Eriksson, deve ter o retorno agora de Blomqvist, jogador do Everton que ficou três anos fora da seleção sueca.

Grupo G
A seleção mexicana, meio como a brasileira, está sendo criticada por pegar rival frágil, a Albânia, e também por não ter ainda um time-base. Em contrapartida, o técnico da Itália, Giovanni Trapattoni, já tem seus 23 nomes, mas diz que deixa a equipe após a Copa. Croácia e Equador também têm base formada.

Grupo H
Os belgas estão com medo de morrer na praia. Sem o atacante Peeters, com contusão no pé, já elogiam o Japão, que só perdeu em casa nos últimos 18 meses para a França. E na praia vão ficar os russos (3.000 torcedores do país viajarão ao Japão de navio e dormirão nos próprios barcos).


SÉCULO 20

O GOLEIRO
O inglês Gordon Banks ganhou a primeira das 11 camisas que a coluna dará para os melhores na história das Copas, que formarão a seleção ideal dos Mundiais. Ele foi campeão em 1966 e fez a mais famosa das defesas em 1970. Se Galvão Bueno narrasse aquela cabeçada de Pelé, diria ""olha o gol" dez vezes. Portanto, vai que é sua Banks!


SÉCULO 21

MALDINI VAI À QUARTA COPA POR RECORDE DE PRESENÇA
Lembra do Maldini amargando o terceiro lugar em 90, em casa? E dele na final de 94? Nas quartas em 98 contra a França? O lateral italiano, que na foto marca Ronaldo nos 6 a 2 da Itália na seleção da Fifa em 98, completará 26 jogos em Copa se fizer sete partidas neste ano e baterá os 25 jogos do atual recordista, o alemão Matthäus



Texto Anterior: Liberado, Ronaldo já se escala na seleção para o próximo amistoso
Próximo Texto: Futebol - Tostão: Comportamento emocional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.