UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians e São Paulo têm o mesmo número de pontos e dividem vantagens nos rankings feitos pelo Datafolha

Nos números, decisão fica sem favorito

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelas estatísticas, Corinthians e São Paulo vão fazer uma final das mais equilibradas no Paulista-03.
As duas agremiações obtiveram o mesmo número de pontos (20) em campanhas idênticas -seis vitórias, dois empates e uma derrota para cada lado.
O São Paulo só terá a vantagem do empate na final por ter um saldo de gols melhor.
Dessa forma, é muito grande a chance de o campeão paulista ser o time com mais pontos acumulados, o que nem sempre acontece.
O equilíbrio entre os finalistas também aparece nos rankings elaborados pelo Datafolha.
No confronto entre as duas equipes, as vantagens nos fundamentos ficam divididas e as diferenças em cada fundamento são, na maioria dos casos, pequenas.
O São Paulo é melhor nos passes, nas finalizações, no acerto das conclusões e nos dribles. Já o Corinthians leva a melhor nos desarmes, nos lançamentos, nos cruzamentos e nas bolas perdidas.
Como leva a melhor nos fundamentos mais técnicos, o São Paulo marca seus gols de forma bem diferente da usada pelo rival.
Dos 25 gols da equipe, 20, ou 80% do total, foram anotados em jogadas individuais ou coletivas. O clube do Morumbi pouco utiliza também o jogo aéreo -só marcou duas vezes com a cabeça.
Já o Corinthians depende muito das jogadas aéreas. Foram nove gols, ou quase metade da artilharia da equipe, feitos em conclusões com a cabeça.
Se mostra mais técnica na criação de jogadas, o São Paulo fica devendo na disciplina. O time é mais violento do que o Corinthians e, consequentemente, recebe mais cartões -foram, por exemplo, três vermelhos para o time do Morumbi e dois para a agremiação do Parque São Jorge.



Texto Anterior: Máquina russa dá fôlego aos atletas
Próximo Texto: Jorge Wagner e Kaká viram "donos" de seus times
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.