São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatística

Atual equipe bate recordes na competição

DO ENVIADO A RECIFE

O grupo atual da seleção começa a tomar conta dos recordes do time em eliminatórias da América do Sul.
Graças ao inchado formato atual da competição, no qual cada seleção sul-americana joga 18 vezes no classificatório de cada Copa do Mundo, alguns dos atletas preferidos de Dunga já fizeram história -ou estão muito perto disso.
O zagueiro Lúcio, 31, já é o atleta nacional que mais vezes entrou em campo por partidas valendo uma vaga em Mundiais. Hoje, contra o Paraguai, o capitão do time de Dunga completará 30 jogos pelas eliminatórias, por três edições diferentes. Esse tipo de confronto representa quase 40% de todo o seu cartel com a seleção do país.
Jogadores com muito mais partidas, de uma forma geral, pelo Brasil não chegam a esse número por eliminatórias. Cafu, o recordista de presença na equipe nacional, fez 27 duelos por eliminatórias.
Contra o Paraguai, outro que pode fazer história é Kaká. Com mais um gol, o meia--atacante vai se igualar a Zico e Romário como um dos maiores artilheiros em jogos do Brasil por classificatórios para Copas, com 11 tentos.
Só que o agora atleta do Real Madrid já soma 23 partidas por eliminatórias, contra só 11 disputadas por Zico e míseras oito por Romário.
Isso significa que Kaká, presente nas duas últimas Copas do Mundo, registra média de 0,44 gol por duelo em eliminatórias, contra 1 de Zico, que esteve nos Mundiais de 1978, 1982 e 1986, e 1,38 de Romário, que jogou nos de 1990 e 1994.
"Claro que fico feliz em poder chegar a essa marca, que foi conseguida por jogadores brilhantes de suas gerações. Mas não posso fazer disso o objetivo principal", disse o camisa 10 ao site da CBF.
Júlio César também ostenta números brilhantes. Em 13 jogos nas eliminatórias para 2010, o goleiro levou só cinco gols, fazendo do atual o melhor desempenho defensivo da seleção sob as atuais regras do torneio. (PC)


Texto Anterior: Em Recife, dupla tenta justificar fama
Próximo Texto: Dunga veta até o fim do mês assunto Kaká
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.