São Paulo, Quinta-feira, 10 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO
Veterano em forma

CARLOS SARLI

O brasileiro Victor Ribas, 29, foi a grande surpresa do Quiksilver Pro Fiji, disputado nas esquerdas de Cloudbreak, em Tavarua. A segunda colocação do cabofriense foi a melhor de um brasileiro neste ano.
Para ir à final, Vitinho pegou pedreiras. Após vencer fácil a primeira fase e passar direto para a terceira, enfrentou o vice-campeão do mundo Rob Machado, o ex-líder do atual ranking Beau Emerton, o campeão da prova em 97, Luke Egan, e o hexacampeão Kelly Slater.
A semifinal contra Slater foi das mais emocionantes. Victor saiu na frente, mas Slater virou e dominou a bateria até poucos segundos do final, quando o brasileiro pegou a onda da virada, somando oito pontos e passando à grande final.
Na bateria decisiva, mais uma vez o brasileiro saiu na frente, mas a experiência do australiano Mark Occhilupo, 33, prevaleceu. Com o resultado, Mark atingiu um recorde: é o mais velho surfista a vencer uma etapa do WCT, ao lado de Barton Lynch e Johnny Boy Gomes.
Em menos de um mês, Occy venceu as duas melhores provas do ano, Tahiti e Fiji, assumiu a ponta do ranking e ganhou moral para conquistar seu primeiro e merecido título mundial.
Já os brasileiros seguem cumprindo uma campanha regular. Com o resultado em Fiji, Ribas passou a ser o melhor brasileiro no Tour. O estreante Spirro vem colado na 18ª posição. Daltro (24º) e Rocha (25º) estão no limite dos que permanecem no WCT. Gouveia, Herdy e Rosa ainda não acertaram neste ano.
Enquanto as ondas rolavam na bancada oceânica de Claudbreak, o Quiksilver Crossing, um barco que está dando a volta ao mundo em busca de boas ondas e fazendo pesquisas biológicas, aguardava para dar início à quinta fase da viagem. A bordo, o brasileiro Renan Rocha, que nos próximos dias estará explorando algum canto remoto do planeta, segue em sua exaustiva rotina de trabalho.

NOTAS

Queda livre
A partir de amanhã e até domingo, cerca de cem pára-quedistas estarão no aeroporto dos Amarais, em Campinas, para a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro Ford de pára-quedismo, que define o ranking nacional.

Mountain bike
Neste fim-de-semana acontece o Pan-Americano de mountain bike, na Colômbia. Os destaques brasileiros são Márcio Ravelli, atual líder do Brasileiro, e Abraão Azevedo, vencedor do Pan-Americano de 1998. O primeiro e segundo colocados garantem vagas para seu país na Olimpíada de 2000.

Canoagem
Angra dos Reis será palco do Brasileiro de canoagem oceânica neste fim-de-semana. Está prevista a participação de 120 atletas de todo o país, distribuídos nas categorias júnior, sênior, master e super master. O percurso será de 80 km, que serão percorridos nas baías de Ilha Grande e Ribeira.


Texto Anterior: Matinas Suzuki Jr.: A sangue frio
Próximo Texto: Futebol: Excluídos da Copa brilham nas eliminatórias da Euro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.