São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gregos criam prisão especial para estrangeiros

DOS ENVIADOS A ATENAS

O estrangeiro que cometer irregularidade entre 13 e 29 de agosto poderá ter um julgamento rápido, ser deportado ou enviado a uma prisão especial para não-gregos.
A casa de detenção foi criada para abrigar cerca de 250 pessoas. "Esperamos mais de um milhão de turistas neste mês. Estudamos as estatísticas de Olimpíadas passadas e temos certeza de que alguns violarão a lei. Precisávamos de um lugar para abrigá-los temporariamente", disse Anastasios Papaligouras, ministro da Justiça, aos parlamentares gregos.
A ala conservadora classificou o local como um "campo de concentração" para estrangeiros, sem-teto e imigrantes ilegais. O governo disse que a criação do local para estrangeiros se deve à superlotação das prisões gregas.
A Justiça também irá apressar a condução de casos que envolvam turistas e estrangeiros, enquanto a Olimpíada estiver ocorrendo. Os acusados poderão contar com defesa fornecida pelo governo.
A idéia é que uma deportação possa ser rápida, processo que foi qualificado por defensores de direitos humanos como "rito sumário". (FSX E MD)


Texto Anterior: Governo teme falta de água e energia elétrica
Próximo Texto: Atenas 2004: Na Grécia, Iraque só quer provar que é "país normal"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.