São Paulo, segunda, 10 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM
"Exilado' já pensa na Olimpíada-2000

do enviado especial a Atenas

O brasileiro Marcelo Dilglay Damião, 23, (2,04 m e 110 kg), que se naturalizou italiano e atua pela seleção da Itália, afirmou que sua próxima meta é estar em Sydney, na Olimpíada-2000, "como jogador ou como turista".
A Itália terminou no quinto posto em Atenas, depois de ter ficado fora do Mundial-94 e do nono lugar no Mundial-90.
Ontem, na derrota para a Espanha (64 a 61), anotou apenas três pontos, mas foi o sexto jogador do time que mais tempo ficou em quadra (17 minutos e 55 segundos), indício de que conta com a simpatia do técnico Bogdan Tanjevic, um dos mais conceituados da Europa. (EA)

Folha - O que faltou para que a Itália ganhasse uma medalha?
Damião -
Um pouco mais de experiência. A seleção está renovada, mas temos consciência de que tínhamos chance de ficar entre os quatro e de disputar uma medalha.
Folha - Você conseguiu se firmar no time?
Damião -
Uma experiência fantástica. Creio que vou aparecer nas convocações, pois sempre entrei bem, disposto e não cometi nenhum erro grave.
Folha - Quais são as possibilidades de a Itália estar em Sydney-2000?
Damião -
Enormes. Estou convencido de que estaremos lá. Já botei isso na cabeça. Tanto assim que, se não for como jogador, vou como turista para ver o basquete.
Folha - O que mais você destaca neste Mundial de Atenas?
Damião -
Fiquei impressionado com o equilíbrio. Os dez primeiros tanto poderiam estar entre os cinco como no décimo lugar. Os jogos foram definidos em um minuto de descontrole do perdedor.
Folha - E quanto à técnica?
Damião -
Acho que foi a preocupação defensiva dos times. A defesa por zona foi utilizada pouco. Todo mundo recorreu à defesa individual.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.