São Paulo, domingo, 10 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Com 3 atletas em Xangai, país iguala marca americana

Espanha desafia hegemonia dos EUA e prepara ofensiva no Masters

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Com Juan Carlos Ferrero, Carlos Moyá e Albert Costa no Masters de Xangai, que começa na terça-feira, a Espanha já igualou uma marca dos EUA na competição que reúne os oito melhores do ano e agora tenta se aproximar dos americanos em outro quesito.
Somente os EUA conseguiram classificar e ter três jogadores na competição desde 1990. De 1970 a 1989, a forma de disputa, em algumas edições, teve até 16 atletas.
A Espanha teve três tenistas (Alex Corretja, Moyá e Costa) em 1998, mas Costa era reserva.
Em 32 edições do campeonato, somente os EUA registraram mais de dois campeões distintos: Stan Smith (1970), Jimmy Connors (77), John McEnroe (78, 83 e 84), Andre Agassi (90) e Pete Sampras (91, 94, 96, 97 e 99).
O americano naturalizado Ivan Lendl foi campeão cinco vezes (81, 82, 85, 86 e 87), mas ainda defendia a Tchecoslováquia.
A Espanha já foi campeã com Manuel Orantes (76) e Alex Corretja (98). Suécia e Alemanha têm dois vencedores cada um.
Ferrero ganhou vaga para Xangai como o quarto na Corrida dos Campeões, Moyá, como quinto, e Costa, campeão de Roland Garros, se classificou por ter sido o vencedor de Grand Slam que não ficou entre os oito melhores mais bem colocado na Corrida (11º).
O piso do Masters, quadra dura, não favorece os espanhóis, especialistas no saibro, mas, em 1998, também em quadra dura, a final foi entre Corretja e Moyá.
Lleyton Hewitt (AUS), Andre Agassi (EUA), Marat Safin (RUS), Roger Federer (SUI) e Jiri Novak (TCH) completam o Masters.


Texto Anterior: Dez anos depois, categoria assiste a nova geração
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: Etna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.