São Paulo, domingo, 11 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equilibrada, categoria inibe mito

DO ENVIADO A MONTERREY

O equilíbrio da Indy, com quase todos os competidores em condições de vencer, deixou a categoria com a carência de um piloto capaz de acumular títulos e ser visto pelos torcedores como um mito.
Os próprios competidores acreditam ser difícil aparecer alguém que consiga triunfos parecidos com os obtidos atualmente pelo alemão Michael Schumacher, tricampeão da F-1.
"Quem gosta de grandes ídolos, como foi o Ayrton Senna, dificilmente vai encontrar isso na Indy. Com o equilíbrio que existe aqui, o Schumacher também não conseguiria vencer três ou quatro corridas seguidas", disse Cristiano da Matta, da Newman-Haas.
Mas há na categoria quem acredite na possibilidade de alcançar esse status. "Sei que é difícil, mas acho que alguém pode conseguir. Eu espero um dia quebrar muitos recordes na Indy", disse Hélio Castro Neves, da Penske.
A Indy deixou de produzir pilotos capazes de obter marcas históricas principalmente depois que a categoria foi invadida por estrangeiros, na década passada.
Criada nos EUA, em 1979, a Indy é disputada hoje por apenas três pilotos norte-americanos -Jimmy Vasser, Michael Andretti e Bryan Herta-, o que diminuiu o interesse do público local pela competição.
Andretti, piloto do terceiro carro da Green, recordista de vitórias na história da categoria, com 40 corridas vencidas, segue em atividade, mas terminou o último campeonato em uma modesta oitava colocação. (RP)

Texto Anterior: O personagem: Atual campeão, Gil espera um ano mais difícil
Próximo Texto: Panorâmica - Ciclismo: Justiça francesa investiga Lance Armstrong
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.