São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barrichello corre nesta tarde para quebrar tabu

RODRIGO FRANÇA
da Reportagem Local

Para atingir sua primeira vitória na F-1, Rubens Barrichello terá que lutar contra um tabu: nunca um piloto conseguiu se tornar vitorioso com tantos GPs em seu currículo -a corrida de hoje no autódromo de Interlagos será a 98ª do brasileiro na categoria.
Isso não quer dizer, no entanto, que Barrichello já não tem mais chances de triunfar na categoria. O piloto que levou mais tempo para conquistar sua primeira vitória é justamente um dos favoritos para o GP Brasil: o finlandês Mika Hakkinen, campeão do ano passado.
Ele levou 96 GPs para pisar no topo do pódio, na última corrida da temporada de 97. Outro campeão, o inglês Nigel Mansell, levou 72 corridas para emplacar sua primeira vitória, em 1985.
Barrichello não se preocupa com a demora. "Nunca tive um carro que me permitisse lutar pela vitória", afirmou o piloto da Stewart.
Na abertura da temporada deste ano, na Austrália, Barrichello disse que poderia ter vencido o GP não fossem os problemas na largada (saiu dos boxes), a falha no seu reabastecimento e a punição de 10 segundos recebida por passar Schumacher sob bandeira amarela.
Mesmo sem ter vencido uma corrida, Barrichello está longe de ser o pior perdedor da F-1. O título cabe ao italiano Andrea de Cesaris, que não venceu nenhum dos 208 GPs que disputou. Com fama de destruidor de carros, De Cesaris chegou a pilotar por dez times diferentes -nenhum, no entanto, bom o suficiente para levá-lo ao lugar mais alto do pódio.
A lista de veteranos que nunca venceram inclui Martin Brundle (158 GPs), Derek Warwick (147), Jean-Pierre Jarier (135), Eddie Cheever (132), Pierluigi Martini (119) e Phillippe Alliot (109).
Dos pilotos que correm atualmente na F-1, Barrichello é o que tem mais GPs sem vitória. O "vice-campeão" nessa categoria era justamente Eddie Irvine, que venceu o primeiro GP deste ano na Austrália. O irlandês -companheiro do brasileiro na Jordan do final de 93 (ano de estréia de Barrichello) até 95- conseguiu sua primeira vitória na 82ª tentativa.
Para os campeões brasileiros, o número de tentativas até a primeira vitória foram bem menores. Emerson Fittipaldi levou quatro corridas para vencer na F-1, em 70. Nelson Piquet largou 24 vezes antes de chegar ao topo do pódio, em 80. A primeira vitória de Ayrton Senna foi no GP de Portugal de 85, disputado debaixo de muita chuva no Estoril, apesar de muitos considerarem que ela deveria ter ocorrido em seu sexto GP, disputado sob um temporal em Mônaco, em 84.
Numa decisão polêmica, o diretor de prova encerrou a corrida quando Senna, na modesta Toleman, se preparava para ultrapassar o líder Alain Prost, que acabou sendo declarado o vencedor.
Já José Carlos Pace -único brasileiro a vencer na F-1 à exceção dos três campeões mundiais -disputou 41 GPs até atingir sua primeira e única vitória, justamente em Interlagos, autódromo que hoje ostenta seu nome.


Texto Anterior: Zonta fica fora das pistas por 40 dias
Próximo Texto: McLarens dependem do clima
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.