São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gol dos EUA põe fim a tabu de 52 anos

DO ENVIADO A DAEGU

Após o jogo de ontem, não sobrou nenhuma defesa intacta neste Mundial. A bola que o atacante Mathis chutou para o fundo do gol sul-coreano enterrou um tabu curioso da história das Copas.
Há 52 anos, desde o Mundial no Brasil, sempre houve ao menos uma seleção que conseguiu passar os primeiros dois jogos no torneio sem tomar gol.
A Coréia era o único time que restava nessa situação, mas não foi capaz de completar seus primeiros 180 minutos sem levar gol.
Algo que, nos dois últimos Mundiais, havia sido alcançado pelos dois times que acabaram campeões -Brasil e França.
No torneio passado, por exemplo, além dos franceses, houve mais três seleções que jogaram duas vezes sem tomar gol -Paraguai, Holanda e Argentina.
Quatro anos antes, a defesa da Bélgica havia sido, ao lado da brasileira, a única a não ser transposta por seus dois primeiros rivais.
E no torneio da Itália, a performance da seleção da casa nesse quesito proporcionou ao goleiro Zenga o recorde de invencibilidade da história das Copas, uma marca que ele acabou atingindo na semifinal, contra a Argentina.
Na outra ponta da lista, esse Mundial também já quebrou outro tabu, esse menor, de 20 anos. Desde a Copa-1982, quando Honduras levou 11 gols em dois jogos, não havia seleção que terminasse a segunda rodada tendo sofrido tantos gols quanto os nove sofridos pela Arábia Saudita. (RD)



Texto Anterior: Grupo D/ Ontem: Empate no final contenta os americanos e irrita os coreanos
Próximo Texto: Bola Rasteira - Grupo H/ Ontem: Bélgica cede empate à Tunísia e terá de vencer a Rússia para se classificar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.