UOL


São Paulo, sábado, 11 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Mundial registra grandes viradas nos últimos GPs

DO ENVIADO A SUZUKA

A cautela de Michael Schumacher tem razão de ser. A lembrança partiu do próprio alemão: "Nada está ganho. Vocês lembram o que aconteceu em 86? Eu lembro".
A história registra casos de viradas nas últimas etapas.
A mais célebre delas aconteceu há 17 anos, em situação parecida com a atual. O inglês Nigel Mansell chegou à última etapa do Mundial, na Austrália, com os mesmos nove pontos de folga de Schumacher, hoje.
Outros dois pilotos tinham chances: Alain Prost, da McLaren, e Nelson Piquet, companheiro de Mansell na Williams.
O cenário era tranquilo para o inglês: bastava terminar em terceiro -o sistema de pontuação era diferente e apenas os 11 melhores resultados de cada piloto eram levados em conta.
Mansell foi pole e, a 19 voltas do final, era o terceiro colocado e virtual campeão. Foi quando seu pneu traseiro esquerdo explodiu, e ele abandonou.
Na liderança, Piquet herdou o "título virtual", mas fez um pit stop preventivo já que a Goodyear temia que ele tivesse um problema parecido. Prost venceu e assim conquistou o segundo de seus quatro títulos.
A última virada aconteceu em 99. Eddie Irvine, na Ferrari, chegou a Suzuka quatro pontos à frente de Mika Hakkinen.
O finlandês venceu, e Irvine foi terceiro. Com o resultado, Hakkinen comemorou seu segundo título seguido. (FSX)

Texto Anterior: Piloto não tem bom histórico no fim de ano
Próximo Texto: Aposentadoria de ferrarista ainda gera dúvidas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.