São Paulo, domingo, 11 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL NO MUNDO
Cara ou coroa

RODRIGO BUENO
² O futebol europeu lançou nesta semana uma moeda para o alto. Se der cara, veremos uma Superliga de clubes privada, pretensamente inovadora. Se der coroa, teremos outra Superliga de times, mas essa institucional e disfarçadamente conservadora.
O grupo Media Partners oferece aos clubes quatro vezes mais dinheiro que a Uefa, entidade que rege o futebol na Europa.
O torneio privado teria como apoio um canal de TV 24 horas, mas no sistema pay-per-view. A competição institucional manteria os padrões atuais na venda de direitos para as televisões.
A Uefa garante pequenas vantagens às nações com futebol mais desenvolvido no continente e pouco muda a atual Copa dos Campeões -basicamente aumenta de 24 para 32 os clubes.
A Media Partners, muito ao contrário, dá primazia aos 18 gigantes do continente e propõe um sistema de disputa diferenciado, que prevê três grupos de 12 times na primeira fase e o incremento das oitavas-de-final.
Enquanto uma Superliga condenaria a Recopa, segunda mais importante competição do continente, a outra traria consigo a Pro-League, torneio paralelo que reuniria os times médios.
O novo modelo proposto pela Uefa pouco alteraria a estrutura do futebol, mantendo o poder do esporte nas mesmas mãos. Já a European Football League, por sua vez, significaria um novo passo no gerenciamento da modalidade, acelerando o processo de mercantilização da bola.
Diante das duas faces que a moeda apresenta, o Real Madrid, o mais estatal de todos os clubes espanhóis, curiosamente optou pela modernidade da coroa, e o Barcelona, símbolo esportivo de dissidência por sua identidade catalã, estranhamente escolheu a mesmice da cara.
Até aí tudo bem, pois dificilmente os supertimes da Espanha tomam o mesmo partido em alguma coisa. O fato é que a moeda só tem duas faces e, uma vez lançada, terá que cair. Cara ou coroa, a Superliga vem aí.

NOTAS
Cara
No novo ranking de clubes da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, o Vasco aparece em segundo lugar, com 334,5 pontos, bem à frente do Real Madrid, oitavo colocado com 256 pontos, motivo pelo qual o clube carioca está se gabando.

Coroa
Estão agendados dois jogos do Vasco pela Copa Interamericana contra o Washington, nos EUA, no final do ano, o que deve dar mais pontos ao time de Eurico Miranda no discutível ranking, mas pode atrapalhar o sonhado título mundial.

Cara
O lateral alemão Brehme, autor do gol da final da Copa de 90, aposentou-se com festa em jogo com astros do futebol.

Coroa
O juiz argentino Javier Castrilli se aposentou com temor. Ele disse ter parado devido a ameaças de morte para sua família.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.