São Paulo, domingo, 11 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intérpretes são exemplares

JOÃO BATISTA NATALI
da Reportagem Local

Os discos temáticos são objetos meio estranhos, porque partem do pressuposto de que a música tem conteúdo ou conta uma história.
O que pode no máximo ocorrer é uma evocação, uma sugestão, que o ouvinte consome a seu modo, sem necessariamente associar uma polca de Josef Strauss a uma corrida de cavalos ou uma marcha de Julius Fucik a um confronto movimentado entre gladiadores.
Mesmo assim, "Les Classiques du Sport" é um CD que vale pela qualidade dos intérpretes, todos exemplares em seu gênero.
As polcas e valsas vienenses sob a direção de Willi Boskovsky (1909-1991) têm o sabor correto do clássico ligeiro do século 19, com sua superficialidade e mesmisse.
As peças orquestrais de Erik Satie já são coisa de especialista.
O maestro francês Michel Plasson, 66, deu à sua orquestra, a Capitole de Toulouse, uma dimensão que até os anos 70 poucas sinfônicas francesas de província haviam conseguido.
Seu Satie é exemplar. Ele busca no andamento lento a mesma dramaticidade que obteve ao gravar (bem, para um francês) as sinfonias de Gustav Mahler.
O mesmo vale para as 20 peças para piano do mesmo compositor, interpretadas por Aldo Ciccolini, 73, um especialista no repertório francês do início do século.
Jean Martinon (1910-1976), que dirige "Rúgbi", de Arthur Honegger, domina a orquestra com a cabeça de um matemático. Ele busca sempre a lógica correta da interpretação. A música pode parecer à primeira vista difícil. Mas é bela como a solução de um problema.
Por fim, o tcheco Libor Pesek não chega a ser um intérprete brilhante ao dirigir a Filarmônica de Liverpool, da qual é o maestro titular, na marcha "A Entrada dos Gladiadores", de Julius Fucik. Mas isso não tem tanta importância. Afinal, o que vale é a cadência e a sequência dos acordes em "fortissimi" que o autor por certo exigiu.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.