São Paulo, quinta, 12 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM
Ministro vê fim de rivais

da Sucursal de Brasília

O ministro Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, disse ontem que o lobby de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, contra o seu projeto não adiantou. "(A proposta) vai acabar com a perpetuação deles no poder." Em entrevista à Folha, mostrou entusiasmo com a experiência de enfrentar uma votação no Congresso. "Dá vontade de escrever um livro."
Após da aprovação, ele conversou com o presidente Fernando Henrique Cardoso e com Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), presidente do Congresso. "Eles disseram que foi mais um gol de placa." A seguir, os principais trechos da entrevista de Pelé concedida à Folha. (AG)

Folha - Como foi a experiência do corpo-a-corpo no Congresso?
Pelé
- Estávamos até brincando sobre isso (em almoço com o assessor Hélio Viana e com Ronaldo Cézar Coelho, deputado do PSDB-RJ). Dá vontade de escrever um livro. Tem de ter uma biografia sobre o Pelé político.
Folha - O projeto sofreu muitas críticas. Como o governo vai atender a todas as recomendações?
Pelé
- O que for para melhorar o projeto vamos fazer. Não nos comprometemos a tirar nada. Vamos discutir (na sanção e regulamentação da lei).
Folha - Muitas das críticas foram em relação aos bingos. O assunto pode ser vetado na sanção?
Pelé
- Dentro das regras propostas, o bingo deve continuar. Tem coisas de que não dá para abrir mão. A taxação sobre o bingo precisa sair do bruto, e não da renda líquida.
Folha - O senhor foi criticado na tramitação do projeto...
Pelé
- Não adiantou o Ricardo Teixeira fazer o lobby dele. O que é importante é que a lei é para o Brasil. Vai acabar com a perpetuação deles no poder.
Folha - O senhor está incluindo o presidente da Fifa, João Havelange, nessa crítica?
Pelé
- Sim, estou incluindo. O Pelé está acima de toda essa discussão política.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.