São Paulo, domingo, 12 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro perde chance de fazer a sua segunda final consecutiva ao ser derrotado por Mariano Puerta
Argentino elimina Kuerten em Bogotá

da Reportagem Local

Gustavo Kuerten está fora do Torneio de Bogotá. Ontem, mesmo vencendo o primeiro set, ele foi eliminado nas semifinais da competição, que paga US$ 375 mil, pelo argentino Mariano Puerta por 2 sets 1 (3/6, 6/1 e 7/6).
Na semana passada, Kuerten havia vencido o argentino na final do Torneio de Santiago, conquistando seu primeiro título no ano.
Puerta fará hoje, contra o marroquino Younes El Aynaoui, que ontem bateu o espanhol Fernando Vicente, a sua terceira final consecutiva em torneios do circuito ATP Tour -antes de Santiago, ele chegou à final no México, sendo derrotado pelo seu compatriota Juan Chela.
Já Kuerten perdeu a oportunidade de conseguir, pela segunda vez em sua carreira, disputar duas finais consecutivas. Em 1997, o brasileiro foi campeão em Roland Garros e finalista na competição seguinte -o Torneio de Bologna.
Por ter chegado à semifinal, Kuerten garantiu mais 15 pontos no novo ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), onde atualmente o brasileiro ocupa a 33ª colocação.
Com os pontos obtidos em Bogotá, Kuerten deverá ocupar uma posição entre os 30 tenistas mais bem colocados no levantamento, que considera apenas os resultados obtidos na temporada.

Próxima semana
Agora, os adversários não serão os ""famosos" Juan Chela, Orlin Stanoytchev ou Sebastian Prieto. Embalado pelo sucesso em Santiago e Bogotá, Gustavo Kuerten terá que enfrentar nesta semana ""pesos-pesados" da estirpe de Pete Sampras, Andre Agassi e Ievguêni Kafelnikov em Indian Wells, o primeiro dos nove Masters Series de 2000, que começa amanhã, na Califórnia (EUA).
Kuerten e seu técnico, Larri Passos, viajam hoje para a Califórnia. Ele deverá fazer a sua estréia na competição somente na terça ou quarta-feira, já que é um dos cabeças-de-chave do torneio.
Hoje, a organização de Indian Wells deverá definir a chave do torneio. A versão feminina já está sendo disputada.
A competição norte-americana marcará o retorno de Kuerten à ""primeira divisão" do tênis mundial. Depois dos resultados negativos em suas primeiras competições no ano (Torneio de Sydney e Aberto da Austrália), o brasileiro disputou três torneios na América Latina, todos em saibro, onde os principais cabeças-de-chave somente participaram com a promessa de prêmios extras -Kuerten, por exemplo, recebeu US$ 100 mil ""por fora" dos organizadores do Torneio de Santiago.
Enquanto Kuerten estava na América Latina aumentando consideravelmente o saldo de sua conta bancária, os principais tenistas do circuito estavam nos EUA, disputando torneios preparatórios para Indian Wells.
O torneio de Scottsdale, que tem premiação similar a Bogotá, teve entre seus participantes Sampras, Agassi, Marcelo Ríos, Carlos Moya, Patrick Rafter e Marcelo Ríos, atletas que já ocuparam a primeira colocação do ranking.


Texto Anterior: Rio quer revelar para campo
Próximo Texto: Saque é o diferencial de brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.