São Paulo, Segunda-feira, 12 de Abril de 1999
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Estratégia do brasileiro era chegar em 3º lugar

da Reportagem Local

A estratégia de Rubens Barrichello o levaria ao terceiro lugar no GP Brasil de ontem.
Enquanto os pilotos das equipes de ponta planejaram fazer apenas uma parada nos boxes, Barrichello escolheu parar duas vezes.
O brasileiro optou por usar pneus moles, para compensar a menor potência de seu motor Ford em comparação com os Ferrari e Mercedes-Benz.
Se, por um lado, proporcionam um ganho de desempenho, por outro os compostos macios se deterioram mais facilmente, obrigando, no caso de Interlagos, a uma parada a mais.
Barrichello entrou nos boxes para a primeira parada na 27ª volta. A Stewart foi eficiente e devolveu o piloto à pista em quarto lugar.
Com pouca gasolina no tanque -suficiente apenas para levar o carro até a próxima parada-, Barichello ultrapassou Eddie Irvine, que planejava apenas um pit stop.
O plano da Stewart era justamente repetir a cena no último 1/3 da prova. Barrichello deveria parar na 48ª volta e, no retorno à pista, novamente mais leve, ultrapassaria Irvine pela segunda vez.
Um acaso, no entanto, favoreceria ainda mais o brasileiro: um problema no sistema de válvulas pneumáticas do motor forçou o irlandês a uma segunda parada, o que facilitaria o trabalho de Barrichello e talvez evitasse o duelo.
"A escolha do pneu foi ótima. Na simulação que fizemos no computador, era mais rápido para nós fazer duas paradas", afirmou o piloto da Stewart. "Não tenho nenhuma mágoa por ter escolhido essa estratégia de corrida. Se não acontecesse o problema no motor, estaria no pódio."
O brasileiro reconheceu que a tática foi tomada em razão da inferioridade de seu carro frente aos rivais. "Não temos carro para bater McLaren e Ferrari. Tínhamos que tentar reduzir essa diferença na estratégia de corrida."
A equipe do brasileiro já programou testes nos dias 22, 23 e 24, em Jerez de la Frontera (ESP), para trabalhar na evolução do motor V10 da Ford.
Além de Barrichello, Olivier Panis, da Prost, e Alessandro Zanardi, da Williams, optaram por duas paradas nos boxes.
O outro brasileiro na prova, Pedro Paulo Diniz, fazia uma corrida de apenas uma parada. Acabou, no entanto, abandonando na mesma volta de Barrichello, a 43ª, após ser abalroado pelo japonês Toranosuke Takagi.
Até então, Diniz não havia passado pelos boxes de Interlagos.


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