São Paulo, Segunda-feira, 12 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Times de elite, como Real Madrid e Ajax, podem ficar de fora dos torneios interclubes da próxima temporada
Europa pode perder sócios da Superliga

RODRIGO BUENO
da Reportagem Local

No último ano, os clubes mais poderosos da Europa se associaram em torno do projeto de uma Superliga independente. Mas acabaram se dobrando à Uefa, entidade que controla o futebol no continente. Pois agora, depois de perder o braço-de-ferro político, alguns desses sócios podem ficar de fora de todos os torneios interclubes europeus da próxima temporada.
O Real Madrid, atual campeão europeu e mundial de clubes, foi massacrado ontem pelo Celta de Vigo por 5 a 1. O time está na quinta colocação no Campeonato Espanhol, praticamente sem chances de jogar a primeira Copa dos Campeões da Europa com 32 equipes, pois soma apenas 49 pontos.
Caso perca mais algumas posições na tabela, o recordista de títulos da Copa dos Campeões pode ficar de fora até da Copa da Uefa.
Como a Recopa não será mais disputada, o Real Madrid corre o risco de não atuar em torneios internacionais oficiais na próxima temporada, o que lhe causaria significativo prejuízo financeiro.
Outros grandes times europeus que elaboraram recentemente a Superliga de clubes passam por momento semelhante. Na Holanda, o Ajax perdeu ontem por 4 a 1 para o Cambuur e ocupa apenas a oitava posição do Campeonato Holandês, com 44 pontos.
Tetracampeão europeu, o poderoso clube de Amsterdã não estaria classificado hoje para nenhum interclubes continental.
Na Inglaterra, o Liverpool, que também venceu por quatro vezes a Copa dos Campeões, está em nono lugar no Campeonato Inglês, com 43 pontos. A equipe do badalado atacante Owen, que enfrenta hoje o Leeds, também estaria limitada a torneios nacionais se a temporada na Europa acabasse hoje.
O Borussia Dortmund, campeão mundial e europeu de clubes na temporada retrasada, perdeu de 2 a 0 do Hansa Rostock e está só na quinta colocação no Campeonato Alemão, com 41 pontos.
O Paris Saint-Germain está em décimo lugar no Campeonato Francês. O ex-time de Raí, o mais badalado na França nos últimos anos, soma apenas 32 pontos.
Na Itália, a Inter de Milão, que iniciou a temporada como favorita a todos os títulos, já não tem chances reais de ganhar nada. E, pior que isso, pode apenas atuar na Itália na próxima temporada.
O time perdeu ontem para a Salernitana (0 x 2) e ocupa a nona posição no Italiano, com 39 pontos. Com isso, o centroavante brasileiro Ronaldinho poderá ficar, pela primeira vez desde que atua na Europa, sem disputar um torneio interclubes continental.
A Inter experimentaria assim o mesmo que outro gigante da Itália, o rival Milan, viveu nas duas últimas temporadas, quando nem se classificou para a Copa da Uefa.


Texto Anterior: Cortada - Cida Santos: Quem pára o Gilson?
Próximo Texto: Brasil goleia Zâmbia e avança no Mundial júnior da Nigéria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.