São Paulo, domingo, 12 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO
Fabiane pode ser banida
Tribunal do COI julga doping de brasileira

DA REPORTAGEM LOCAL

A solução para o caso Fabiane dos Santos, pega no antidoping em 2001, foi mais uma vez adiada.
A Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) comunicou anteontem o escritório de Josep María Mir, que cuida da defesa da brasileira, que não aceitou a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que absolveu a brasileira.
O caso agora vai para o Tribunal de Arbitragem do Esporte, em Lausanne (Suíça), órgão criado pelo COI para ser a última instância de julgamentos como esse.
"Não tenho previsão de quando teremos a decisão sobre o caso", disse Mir, por telefone, à Folha.
Fabiane dos Santos foi pega no controle antidoping feito no GP Brasil, no Rio, em maio de 2001.
Seu exame detectou altos níveis de testosterona epitetosterone ratio. A testosterona, hormônio masculino, é encontrada em forma sintética em esteróides anabólicos. A substância aumenta a força e a resistência muscular.
Apontada como candidata a medalha na prova dos 800 m do Mundial de Edmonton-2001, a brasileira não pôde competir no Canadá. Em 1995, a meio-fundista já havia sido suspensa por doping. Reincidente, a atleta pode até ser banida do esporte.
"Vamos apresentar novo relatório para o tribunal suíço. Mas nossa estratégia de defesa continua a mesma. Questionamos a validade da análise do laboratório de Montréal, já que as provas A e B tiveram resultados com diferença superior a 100%", contou Mir.



Texto Anterior: Bernardinho foi contra opção por São Paulo
Próximo Texto: Futebol - Tostão: Boatos, rumores e verdades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.