São Paulo, terça-feira, 12 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Equipe paulista derrota cariocas por 97 a 81 e fecha série semifinal
Ribeirão vence o Botafogo e decide título com o Vasco

DA REPORTAGEM LOCAL

O COC/Ribeirão Preto surpreendeu o Botafogo ontem, no ginásio do Tijuca, no Rio, e conquistou a última vaga para a decisão do Nacional masculino. A equipe paulista venceu por 97 a 81 e fechou o mata-mata semifinal melhor de cinco em 3 a 2.
Agora, o time de Ribeirão Preto decidirá o título com o Vasco, que já eliminara o Marathon/Franca. O primeiro jogo será na sexta-feira, em Ribeirão Preto.
Com uma base jovem e apostando na força do conjunto, a equipe paulista é a maior surpresa deste Nacional. O time ficou em quarto lugar na fase inicial e eliminou o Botafogo, primeiro colocado na temporada regular.
O primeiro tempo da partida foi equilibrado. Sem conseguir bom índice de aproveitamento em arremessos de longe, o Botafogo buscava trabalhar as jogadas próximo ao garrafão.
O time do técnico Aluísio Ferreira, o Lula, usando a mesma tática da última partida, no sábado, quando vencera por 110 a 90, fazia uma marcação por zona, dificultando o jogo dos rivais.
O primeiro tempo terminou com uma pequena vantagem, 42 a 41, para os paulistas.
No terceiro quarto, o Botafogo deu mostras de que decidiria a seu favor. Ribeirão Preto cometia seguidos erros no ataque. Além disso, os arremessos do ala-armador Marcelinho e do ala Alexey começaram a cair. No garrafão, o pivô norte-americano Keith Nelson dominava os rebotes e conseguia bom aproveitamento ofensivo.
Apesar disso, Ribeirão Preto reagiu e não deixou a equipe da casa disparar. O terceiro quarto terminou com vantagem de apenas quatro pontos para o Botafogo: 65 a 61.
Parecia que, no último período de jogo, a equipe do técnico Emmanuel Bonfim, mais experiente, iria definir a partida.
Não foi o que aconteceu. Fazendo marcação dupla sobre Marcelinho, Ribeirão anulou o principal jogador adversário -o ala-armador terminaria o jogo como o cestinha, ao lado do armador Júnior, de Ribeirão, com 28 pontos.
Desconcentrado no ataque e desatento na defesa, o Botafogo foi cedendo a vitória. Nem os pedidos de tempo de Bonfim conseguiram melhorar a equipe.
No final, sem outros recursos, os jogadores do Botafogo apenas faziam faltas para brecar o ataque de Ribeirão. A tática do desespero não surtiu efeito, e a equipe paulista foi se distanciando no placar.
Absoluto, Ribeirão Preto venceu o último quarto por 36 a 16.
"Fomos precipitados nos arremessos no começo do jogo. Mas, no quarto final, tivemos mais cautela. A vitória veio pela força do nosso conjunto", afirmou o ala Alex, do time de Ribeirão.
Após a partida, o técnico Emmanuel Bonfim anunciou sua aposentadoria do basquete.


Texto Anterior: Futebol - José Roberto Torero: O outono dos patriarcas
Próximo Texto: Automobilismo: Pilotos da F-1 ensaiam boicote a Montoya
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.