São Paulo, Segunda-feira, 12 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa América-2001 poderá "encolher"

dos enviados a Ciudad del Este

A Confederação Sul-Americana de Futebol já admite a possibilidade de reduzir o período de disputa da Copa América.
Normalmente, a competição demora cerca de três semanas. Em 1999, por exemplo, começou em 29 de junho e terminará no próximo dia 18.
Mas, preocupada com o fato de grande parte das seleções não ter utilizado sua equipe principal -o Brasil é uma das poucas exceções-, a Confederação Sul-Americana acha que um torneio que durasse no máximo duas semanas seria menos desgastante e mais interessante.
Atualmente, na primeira fase os 12 times são divididos em três grupos de quatro. Os dois primeiros de cada chave e os dois terceiros mais bem colocados passam às quartas-de-final.
No novo sistema, apenas o campeão de cada grupo e o mais bem colocado entre os segundos de cada chave obteriam vaga para as semifinais.
Com isso, além de eliminar as quartas-de-final, a primeira fase ficaria mais interessante, já que ofereceria menos vagas.
A redução do torneio também incentivaria os atletas que atuam na Europa a disputá-lo.
No Paraguai, muitos não quiseram jogar, pois desfrutam férias no calendário europeu e, se participassem, perderiam a maior parte delas.
Outra possibilidade que está sendo estudada pela Confederação Sul-Americana é a mudança do período em que a competição é disputada -normalmente em junho ou julho, exatamente o período de férias dos jogadores que atuam na Europa.
Para 2001, quando a Copa América será realizada na Colômbia, a entidade pretende reavaliar o sistema de distribuição de ingressos.
Na competição que está sendo realizada no Paraguai, a maioria das entradas acabou sendo comercializada por cambistas, que chegavam a cobrar ágio de 400% em relação ao preço real dos ingressos. Com isso, vários dos jogos, incluindo dois da seleção brasileira, ficaram com espaços vazios nas arquibancadas.
(AGz e JCA)


Texto Anterior: México tenta reverter casos de doping
Próximo Texto: Aposta em "novatos" é comemorada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.