São Paulo, Domingo, 12 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL NO MUNDO
Europa na frente

RODRIGO BUENO

As inspeções da Fifa aos países candidatos a sede da Copa de 2006 começarão pela Europa.
A Alemanha receberá, de 16 a 20 de outubro, um grupo de seis inspetores da Fifa. A comitiva será liderada por Alan Rothenberg, ex-presidente da federação norte-americana de futebol.
Após as inspeções na Alemanha, será a vez de a Inglaterra ser examinada. Serão analisados especialmente os estádios descritos nos projetos entregues em Zurique no mês passado.
Brasil, Marrocos e África do Sul devem ser inspecionados somente a partir de novembro.
A ordem das visitas é lógica, dando um pouco mais de tempo para os não-europeus na disputa. Alemanha e Inglaterra pouco têm a melhorar em infra-estrutura. Os dois países possuem estádios modernos e aptos a abrigar jogos de Copa do Mundo.
Na África, ainda há muito por fazer, o mesmo acontecendo no Brasil, que mal consegue aprontar o Maracanã para o Mundial de clubes da Fifa, em janeiro.
Paradoxalmente, o problema da Alemanha para a inspeção da Fifa é excesso de bons estádios. Como os inspetores ficarão apenas quatro dias no país, os responsáveis pela candidatura alemã estão quebrando a cabeça para definir quais estádios devem ser mostrados.
Beckenbauer sugeriu que o primeiro estádio visitado seja o de Munique, pois no dia 16 de outubro o Bayern enfrenta o Hertha Berlim na cidade.
Porém a visita que pode definir mesmo a sede de 2006 é a dos líderes da candidatura sul-africana, ainda este mês, à Europa.
Os sul-africanos vão taticamente em busca de três votos europeus (do espanhol Angel Maria Villar Llora, do turco Senes Erzik e do maltês Joseph Mifsud), que selariam uma vitória há muito tempo desenhada.
Os sul-africanos já fizeram recentemente visitas à Ásia e à América do Norte. Em outubro, chegam à América do Sul. Mas a ""inspeção" sul-africana mais estratégica é agora, na Europa.



Texto Anterior: Juca Kfouri: Um grande clássico e uma medida muito provisória
Próximo Texto: Tostão: Criatividade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.