São Paulo, Domingo, 12 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL NO MUNDO
Dados lançados

RODRIGO BUENO

Os dados foram lançados. O jogo já começou. As maiores eliminatórias de todos os tempos já têm suas cartas na mesa.
Serão 198 países na disputa. Isso porque Burundi desistiu de competir pouco após ter feito sua inscrição e outros quatro países, por razões grandes (Níger) ou pequenas (Coréia do Norte), resolveram ficar de fora.
Serão 752 jogos, o que faz das eliminatórias da Copa-2002 o maior torneio da história, como era de se esperar na virada do milênio -começa em março de 2000 e vai até novembro de 2001.
Para ter uma idéia do que são 752 jogos, as astronômicas e maçantes eliminatórias para a Copa da França deixaram um legado de 172 países e 643 jogos.
Nesses 643 jogos, aconteceram 1.922 gols, 2.142 cartões amarelos, 162 cartões vermelhos e 15,2 milhões de pessoas nos estádios de todos os cinco continentes.
Mais de 2.500 jogadores e quase 200 técnicos lutaram por uma das 30 vagas do Mundial -França e Brasil estavam antecipadamente garantidos (depois se garantiram na final)-, que foi adequado ao processo de expansão do futebol e ""inchou".
Jogos do torneio chegaram a 189 cidades do planeta. A competição teve em média, por partida, 23.648 torcedores. Só em dois jogos do Irã quase 250 mil pessoas estiveram presentes.
Cerca de 50 partidas foram transmitidas para o Brasil, que nem participava da competição.
Como será para 2002? Diminuiu uma vaga, pois agora são dois países-sedes, e aumentou a briga pela classificação, pois são 23 equipes a mais na disputa.
Nada que possa ameaçar a hegemonia de Brasil e Argentina na América do Sul, do México na Concacaf ou da Austrália na Oceania. Mas o que dizer da hegemonia na Europa da Alemanha, que irá enfrentar a tradicional Inglaterra, a imprevisível Grécia, a crescente Finlândia e a batalhadora Albânia? Dúvida.
Certo mesmo é que serão mais jogos, mais gols, mais cartões amarelos e vermelhos, mais...

NOTAS

Ásia
A seleção palestina poderá jogar apenas no Qatar, país que se ofereceu para ser sede do Grupo 3 das eliminatórias asiáticas. A chave tem, além de Qatar e Palestina, Malásia e Hong Kong. Nas eliminatórias da Copa-34, a seleção palestina mandou um jogo em Jerusalém. Nas eliminatórias da Copa-38, mandou um jogo em Tel Aviv.

Europa
O sorteio dos grupos da Euro-2000 acontece hoje. É possível um grupo do torneio reunir três campeãs mundiais (Alemanha, Itália e Inglaterra ou Alemanha, França e Inglaterra). Não é possível grupo fácil.

África
Benin e Guiné-Bissau foram os últimos a entrar na Copa.

Oceania
Talvez o maior clássico das eliminatórias seja Samoa Ocidental x Samoa Americana.

E-mail rbueno@folhasp.com.br

Texto Anterior: Tostão: Seja o que o futebol quiser
Próximo Texto: Futebol: Nike quer modernizar CBF via Holanda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.