UOL


São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Primeiro gol da competição foi de forasteiro

DA REPORTAGEM LOCAL

A ligação de atletas estrangeiros com o Campeonato Brasileiro começou logo na rodada de abertura da edição inaugural da competição, em 1971.
O primeiro gol da história do torneio foi marcado por um argentino -o gremista Scotta, em jogo com o São Paulo.
A lista de forasteiros que ganharam o título nacional tem nomes bastante famosos.
Em 1974, na campanha de sua primeira taça, o Vasco tinha como goleiro titular o argentino Andrada, que ganhou fama por ter sofrido, no Maracanã, o milésimo gol de Pelé.
Mas foi no bicampeonato do Internacional, em 1975 e 1976, que surgiu o estrangeiro que marcou época no Nacional.
O chileno Elias Figueroa brilhava na zaga da equipe gaúcha e ainda aparecia na frente para marcar -como no célebre gol de cabeça na final do Brasileiro de 1975, contra o Cruzeiro.
Na década de 80, foi a vez de um paraguaio levantar o troféu. Comandado por Carlos Alberto Parreira, Romerito foi campeão pelo Fluminense.
Mais recentemente, o Corinthians ganhou dois títulos com estrangeiros. No primeiro, em 1998, tinha Gamarra e Rincón -este último foi campeão também em 1999. (PC E RP)


Texto Anterior: Futebol: Minilegião estrangeira brilha no BR-03
Próximo Texto: Queda do real brecou a farra de importados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.