São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Plano de ação contra o calor fica mais rigoroso

DA REPORTAGEM LOCAL

A organização do Aberto da Austrália divulgou para a edição deste ano uma mudança no plano de ação contra o calor.
Em 2003, será usado o índice do Wet Bulb Globe Temperature, que combina as medidas de temperatura do ar, umidade, radiação solar e velocidade do vento. Se o WBGT atingir 28 e a temperatura chegar a 35C, os jogos serão suspensos até que os índices diminuam.
Na Rod Laver Arena e na Vodafone Arena, as principais quadras do Melbourne Park, os tetos retráteis poderão ser fechados para que as condições consideradas suportáveis sejam atingidas mais rapidamente. Mas os jogos já iniciados terão sequência até seu fim.
Quando foi introduzido, em 98, o plano de ação contra o calor estipulava como limite a temperatura de 40C. Em 2001, houve uma redução para 38C.
Segundo as regras da WTA (entidade que controla o tênis feminino), o árbitro de cadeira pode permitir um intervalo entre o segundo e o terceiro set se o WBGT atingir 28.
"O clima de verão é um dos atrativos do torneio, mas temos que tomar medidas de precaução", disse o chefe-executivo do Aberto da Austrália, Paul McNamee. (FI)

Texto Anterior: Prévia: Brasileiro diz que 1º título da temporada devolveu confiança
Próximo Texto: Líderes têm desafios pessoais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.