UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção de Parreira vai clonar o Corinthians

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Carlos Alberto Parreira já começa a dar o seu toque pessoal na seleção brasileira, que terá a cara do Corinthians de 2002. No jogo contra Portugal, no dia 29, o treinador vai armar a equipe com um novo desenho tático: o 4-3-3.
Apesar de garantir que o seu time-base é o que venceu a Copa do Mundo, Parreira decidiu fazer uma releitura, usando um esquema teoricamente mais agressivo, que fez sucesso no Corinthians sob o seu comando em 2002.
No ano passado, o time conquistou o Rio-São Paulo e a Copa do Brasil, além de ter sido vice brasileiro jogando no 4-3-3.
A formação terá como novidade a escalação dos três "erres" -Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho- no ataque. "Na frente, tendo o Rivaldo, o Ronaldo e o Ronaldinho, é mais correto dizer que é um 4-3-3 do que um 4-4-2", afirmou o treinador, que estreou no cargo no mês passado, na China.
Na ocasião, ele definiu que o time jogaria no 4-4-2, com o meia-atacante Rivaldo, do Milan, mais recuado, no meio-campo. E a seleção apenas empatou com os chineses, em 0 a 0, em Guangzhou.
A nova formação de Parreira é a terceira variação tática na seleção em menos de um ano. Em 2002, o time comandado por Luiz Felipe Scolari conquistou o Mundial atuando no 3-5-2, arquivado por Parreira ao assumir, em janeiro.
Embora tenha definido uma formação mais agressiva, o treinador disse que vai cobrar que pelo menos um dos três jogadores do setor ajudem na marcação.
Ele vai pedir que Rivaldo e Ronaldinho se revezem para ajudar na marcação. Ronaldo vai ser o atacante a atuar mais à frente.
A partida contra Portugal, que é treinado por Scolari, será a segunda de Parreira no comando da seleção depois do seu retorno ao cargo. Amanhã, o treinador vai anunciar a convocação dos jogadores que atuam no exterior.
Depois do amistoso contra os portugueses, a seleção tem apenas uma data reservada antes da disputa da Copa das Confederações, em junho, na França. A partida será realizada no dia 30 de abril, provavelmente contra o México.


Texto Anterior: Saiba mais: País fica perto de apagar fiasco da edição passada
Próximo Texto: Ação - Carlos Sarli: Com emoção, sem competição
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.