São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Botafogo fica ameaçado pelos são-paulinos

DA REPORTAGEM LOCAL

O Botafogo sempre se orgulhou de ser o clube brasileiro que mais cedeu jogadores para a seleção em Copas, mas a regularidade do São Paulo em Mundiais ameaça a maior honraria do time carioca.
Os botafoguenses cederam 45 jogadores para a seleção em Copas no século 20. O São Paulo já completou 40 convocados com a lista de Luiz Felipe Scolari, que ignora o Botafogo -só um atleta do Rio, Juninho, do Flamengo, foi chamado.
Somando os convocados de São Paulo e São Paulo da Floresta, já há empate entre botafoguenses e são-paulinos.
O Botafogo saltou bem na frente dos demais clubes brasileiros em número de jogadores na seleção em Copas em 1934, ano do segundo Mundial. Nesse ano, a CBD, que mandava no futebol nacional à época, estava brigada com quase todos os clubes do país e mandou para a Itália uma equipe que usou a base do Botafogo -foram oito botafoguenses convocados.
O São Paulo, porém, tem uma tradição vencedora que o Botafogo perdeu. Nos quatro títulos mundiais da seleção (1958, 62, 70 e 94), a equipe nacional tinha jogador do São Paulo. Só Palmeiras e Fluminense, além do time do Morumbi, tiveram representantes nas quatro seleções brasileiras campeãs mundiais. (RBU)



Texto Anterior: Futebol: São Paulo domina Copas do pós-Guerra
Próximo Texto: Futebol: Ituano vence e vai para o Superpaulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.