São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Equipe conquista título e direito de jogar contra os grandes de SP com um gol no final da partida contra o América
Ituano vence e vai para o Superpaulista

CLAUDIO LIZA JUNIOR
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

O Ituano assegurou o direito de disputar o Supercampeonato Paulista ao vencer o América por 1 a 0, ontem, em São José do Rio Preto, com um gol marcado pelo atacante Silvinho aos 40min do segundo tempo.
O título do Paulista, que não teve a participação dos principais clubes do Estado neste ano, foi o primeiro estadual da equipe de Itu. Antes, dentre os clubes do interior, apenas a Internacional, de Limeira, em 1986, e o Bragantino, em 1990, haviam conquistado a taça, mas em competições envolvendo também os grandes.
O campeonato foi um dos mais deficitários da história, com média oficial 1.090 torcedores por rodada antes da final de ontem.
Apesar da pouca atratividade da competição, que não teve nem a sua rodada final transmitida por uma rede de TV aberta, os protagonistas do título do Ituano consideram como vitória o fato de poderem obter maior projeção a partir de agora. O time de Itu vai enfrentar o Corinthians; Palmeiras e São Paulo completam o Supercampeonato Paulista.
"Foi um triunfo que deve abrir definitivamente as portas da carreira no futebol para a gente. Fico feliz por essa garotada que nunca tinha imaginado o sabor da conquista de um estadual e hoje conseguiu isso", disse o técnico do Ituano, Ademir Fonseca.
O título inédito também foi exaltado pelo experiente atacante Basílio, ex-Palmeiras. "Mesmo não jogando bem, conseguimos nos superar na vontade."
Segundo promessa da Federação Paulista de Futebol, o título também deve garantir uma vaga ao Ituano no Torneio Rio-São Paulo do próximo ano.
O União São João de Araras, que venceu a Matonense por 2 a 1, chegou a comemorar a conquista antes de saber do gol do Ituano no final de seu jogo. Se o Ituano empatasse, o União terminaria com um ponto à frente.
Silvinho fez o gol salvador num momento em que o time de Itu já se desesperava com a possibilidade de perder o título.
Precisando da vitória para não depender de outros resultados, o Ituano era melhor, mas não conseguia concluir. Quando chegava ao gol, esbarrava na boa atuação do goleiro Ednei, do América.
As principais chances do Ituano no jogo, criadas por Richardson e Lúcio, no primeiro tempo, pararam na defesa de Ednei.
O Rio Branco de Americana terminou o torneio em terceiro lugar, após vencer o União Barbarense por 2 a 1.



Texto Anterior: Botafogo fica ameaçado pelos são-paulinos
Próximo Texto: Bahia fica com título da Copa do Nordeste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.