São Paulo, quinta, 13 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro deixa Pete Sampras, o segundo do mundo, fazer apenas quatro games em partida do Torneio de Roma
Meligeni derrota o jogador da década

Reuters
O brasileiro Fernando Meligeni comemora sua vitória sobre Pete Sampras, dos EUA, no Torneio de Roma


da Reportagem Local

O brasileiro Fernando Meligeni, 28, venceu fácil ontem o melhor tenista da década de 90, o norte-americano Pete Sampras, 27, atual número dois do mundo.
Em apenas uma hora e seis minutos de jogo, Meligeni cedeu ao adversário somente quatro games. Impôs 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1, e passou às oitavas-de-final do Torneio de Roma, na Itália.
O brasileiro, 58º colocado do ranking mundial, enfrenta hoje o espanhol Félix Mantilla, 15º da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Para disputar a competição romana, Meligeni teve de passar antes pela fase classificatória.
Sampras, por sua vez, era o segundo cabeça-de-chave do torneio. O norte-americano é o tenista de maior sucesso na década. Terminou os últimos seis anos na liderança do ranking mundial, estabelecendo um novo recorde.
A derrota de Sampras, porém, já era cogitada pelos usuários do site da ATP (www.atptour.com). Antes da partida, pesquisa apontava que 75% dos internautas que participaram da enquete achavam que o brasileiro ganharia o jogo.
Ontem, Meligeni começou o jogo quebrando o saque de Sampras. Os dois mantiveram seus serviços até o sétimo game, quando o brasileiro obteve nova quebra. Sampras deu o troco em seguida, mas Meligeni voltou a quebrar o saque do adversário, para fechar em 6/3.
No segundo set, Meligeni saiu sacando e fez 1 a 0. Em seguida, quebrou o saque de Sampras, feito que repetiu no sexto game. Aí, foi só confirmar o serviço.
Sampras, que não está em boa forma física, culpou o fato de estar jogando à noite e o barulho da torcida pela derrota. "Estou nervoso, não gostei de jogar hoje", disse.
A vitória transformou Meligeni na maior surpresa até agora do torneio disputado no saibro (terra batida), integrante da série Super 9 e a última grande competição antes do Aberto da França.
Contra Mantilla, Meligeni tem um retrospecto bem desfavorável. São quatro derrotas em quatro jogos. Aliás, o único resultado negativo do espanhol frente a um brasileiro foi para Kuerten, no mês passado, em Montecarlo, quando o catarinense conquistou o título.
Se ganhar, Meligeni pega o vencedor de Andrea Gaudenzi (Itália) e David Prinosil (Alemanha).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.