São Paulo, Segunda-feira, 13 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Pitta vai assumir interinamente a equipe
São Paulo demite técnico Carpegiani

da Reportagem Local

Com três jogos possíveis ainda por fazer no comando do São Paulo, o técnico Paulo César Carpegiani foi demitido anteontem pela diretoria do clube, após quase um ano no cargo.
O fator que detonou a demissão do treinador foi a derrota para o Atlético-PR, por 4 a 2, no sábado, em Curitiba, na primeira partida da série semifinal entre as duas equipes, pela seletiva da Taça Libertadores da América.
O São Paulo precisa ganhar por dois gols de diferença, na quinta-feira, no Morumbi, para obter a vaga na final da competição.
O ex-jogador Pitta, que comandou o time júnior do São Paulo no título paulista da categoria, conquistado na semana passada, dirigirá interinamente a equipe na segunda partida da série contra a equipe paranaense.
A decisão da vaga para a Libertadores será em dois jogos, contra o vencedor de Cruzeiro e Vitória.
""Nós precisávamos fazer algo. O São Paulo não poderia ficar na mesmice. Chegamos à conclusão de que a troca do técnico seria a melhor alternativa", afirmou o diretor de futebol José Carlos Ferreira Alves.
Mesmo antes da demissão, Carpegiani já havia acertado um compromisso para comandar o Flamengo no próximo ano.
""Conversei com o presidente (José Augusto Bastos Neto) e disse que a motivação do grupo seria maior se eu saísse do clube", afirmou o treinador, que depois da derrota para o Atlético-PR foi descansar no Balneário Camboriú, no litoral catarinense.
Levir Culpi, que será contratado pelo São Paulo para a próxima temporada, não aceitou assumir o clube já neste ano. O treinador está de férias em Pernambuco.
""Seria complicado mudar toda a comissão técnica já no final da temporada", disse Culpi numa entrevista à rádio Jovem Pan, em que evitou confirmar o acordo com o time paulista.
Em 68 jogos disputados sob o comando de Carpegiani, o São Paulo conquistou 64,7% dos pontos -foram dois títulos, nos inexpressivos torneios amistosos Pachuca, disputado no México, e Euro-América.
A insatisfação de Carpegiani no São Paulo começou no meio da fase de classificação do Brasileiro, quando a equipe ficou longe da zona de classificação.
Com a ameaça de não obter a vaga, o treinador foi bombardeado com críticas de várias facções políticas do clube -algumas que compõe, inclusive, a base de apoio à administração do presidente José Augusto Bastos Neto.
(ALEXANDRE GIMENEZ)



Texto Anterior: Final da Copa Mercosul pode retardar férias palmeirenses
Próximo Texto: Cruzeiro vence e retoma vantagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.