São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Técnico poupa Ronaldo e chama apenas nove jogadores da Copa do Mundo de 2002 para amistoso contra Hungria

Parreira surpreende e esquece pentas

PEDRO DANTAS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O técnico Carlos Alberto Parreira surpreendeu ao anunciar os convocados para o amistoso da seleção brasileira contra a Hungria, dia 28, em Budapeste.
Com quatro novidades (os laterais Mancini e Dedê, o volante Edu e o zagueiro Bordon), o grupo chamado ontem é o que tem menos jogadores da campanha do pentacampeonato nas listas normais de Parreira -para a Copa das Confederações, no ano passado, ele poupou as estrelas.
Só nove dos escolhidos estiveram com Luiz Felipe Scolari na Ásia. Antes, Parreira chegou a chamar 16 pentas para um jogo.
O treinador também antecipou que o atacante Luis Fabiano será o substituto de Ronaldo, lesionado, na partida contra os húngaros.
Parreira elogiou o jogador do São Paulo e falou sobre a hipótese de Luis Fabiano ser titular na Copa do Mundo da Alemanha.
"Existe a possibilidade de ele ser titular ou de jogar ao lado de Ronaldo. Até a Copa muita coisa pode acontecer", afirmou o técnico.
Segundo Parreira, a exclusão do atacante do Real Madrid da lista de convocados foi recomendada pelo médico José Luís Runco para poupar o jogador, que tem estimativa de duas semanas para se recuperar de uma lesão muscular.
"Ronaldo sofreu duas contusões em menos de um mês e vamos precisar muito dele no amistoso contra a França e depois no jogo contra a Argentina, que é válido pelas eliminatórias", disse Parreira na sede da CBF.
Parreira chamou ontem dois jogadores que estavam sendo cogitados para defender outras seleções nacionais. Um deles é Edu. A ausência do jogador do Arsenal nas listas de Parreira chegou a levantar a possibilidade de que o ex-corintiano poderia ganhar a cidadania britânica para jogar pela seleção da Inglaterra.
Outra novidade, o lateral-esquerdo Dedê, do Borussia Dortmund (Alemanha), quase se naturalizou após receber uma proposta de um milhão de euros para atuar pela seleção do Qatar.
A comissão técnica revelou que ele e o zagueiro Bordon, do Stuttgart (Alemanha), vêm sendo observados há algum tempo, assim como Mancini, do Roma, que deverá se adaptar a jogar como lateral, já que na Itália como meia.
"O objetivo [da convocação das novidades] é aumentar as opções. Todos estão em ótima fase e titulares absolutos em suas equipes", disse Parreira, que deixou de lado jogadores que vinha chamando com freqüência, como Belletti e Júnior. Gilberto Silva não foi chamado por estar suspenso para o jogo contra a Argentina -Parreira quer testar substitutos.
O treinador não quis antecipar se o santista Renato perderá a vaga de titular no meio campo para Juninho Pernambucano (Lyon). Ele voltou a reclamar da falta de tempo para treinar a equipe.
"O problema da seleção não é técnico, físico ou tático, mas de falta de treinamento. Pelo mesmo motivo todas as seleções da América do Sul não estão jogando bem", declarou.
O técnico Zagallo será homenageado pelos 250 jogos disputadas pela seleção brasileira (como jogador, técnico e coordenador) no jogo contra a Hungria, que nunca perdeu para o Brasil, acumulando três vitórias e um empate.


Texto Anterior: Panorâmica - Tênis: Guga reafirma que não joga a Davis com Nastás
Próximo Texto: Palmeiras vai em busca de vaga para esquecer fracasso no Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.