UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAN

COB e Odepa defendem exclusão

Nanicos fazem lobby para estar no Rio-07

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ameaçados de exclusão do Rio-2007, os esportes nanicos já iniciam seu lobby no COB para permanecerem no programa do Pan.
"É nossa maior oportunidade de visibilidade. Se algum esporte não-olímpico ficar, também ficaremos", afirma Geraldo César Maciel, presidente da Confederação Brasileira de Boliche.
"Seria um desastre ficar fora. Fomos aos três últimos Jogos e trouxemos medalha", argumenta Fernando Mont'Alverne, presidente da confederação de squash.
A exclusão dos não-olímpicos já foi defendida por Mário Vázquez Raña, presidente da Odepa, que quer reduzir o gigantismo dos Jogos. Em Santo Domingo, houve mais de 5.000 atletas em ação.
A idéia ganhou o aval de Carlos Arthur Nuzman. O presidente do COB justificou a retirada dos esportes menores -boliche, caratê, esqui, hóquei in line, patinação, pelota basca, raquetebol e squash- por causa de interesses comerciais. "Essas modalidades não são atraentes para a TV, cujos direitos foram comprados pelo Comitê Organizador do Rio."
Porém dirigentes dizem que seus esportes podem proporcionar boas imagens. "Vamos tentar convencer o COB de que o esqui é plasticamente bonito. E tem tudo a ver com o Rio", defende Fábio de Albuquerque, presidente da confederação da modalidade.
O futsal, único esporte não-olímpico no programa oficial distribuído pelo COB ainda em Santo Domingo, seria atraente para a TV devido ao interesse dos países sul- americanos. Mas sua inclusão pode gerar um precedente.
"O futsal não é olímpico. Se ele pode dar um ouro ao Brasil, o caratê pode conseguir cinco ou seis", compara José Carlos de Oliveira, técnico da seleção de caratê, que ganhou um ouro, uma prata e quatro bronzes no último Pan.
A próxima reunião da Odepa será dia 30, no Rio. Mas o programa de 2007 não tem data para ser fechado. Nem os atuais esportes olímpicos estão garantidos.



Texto Anterior: Torcida abala dois jogadores e gera discórdia
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: Chelsky
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.